Celulares super capazes são uma mão na roda mas, a grande maioria, tem o inconveniente de utilizar muito a bateria para rodar. Alguns modelos duram mais, outros menos, mas todos sempre acabam te deixando na mão em algum momento importante quando resolvem desligar de vez. Separamos algumas dicas valiosas para você aprender a economizar a bateria de seu smartphone e viver mais tempo conectado. Veja abaixo:

1 – Desligue o 4G e/ou Wi-Fi quando não está utilizando-os

desligar wifi do smartphone
Desligue a internet do smartphone

Se você quiser se manter conectado a maior parte do tempo possível e não tem nenhuma tomada à vista, é bom seguir este conselho. Para que você receba todas as últimas notificações nos seus aplicativos de redes sociais, o smartphone precisa puxar o sinal do 4G ou o do Wi-Fi. Esse é um dos maiores fatores que fazem a sua bateria gastar mais rápido.

Uma dica é, quando estiver em casa, desligue o sinal do 4G (Dados) e quando estiver na rua desligue a opção de Wi-Fi. O celular que tem a opção Wi-Fi habilitada, assim que vai passeando na sua bolsa, costuma procurar redes disponíveis para conexão. Isso consome a maior parte da sua bateria. Portanto, desligue o dispositivo wireless de vez em quando.

2 – Verifique se os aplicativos estão pedindo atualização

 

aplicativos pedindo atualização
Desligue a atualização automática dos aplicativos

Tanto para quem utiliza iOS quanto para quem usa Android, há uma opção nas configurações para que os aplicativos só sejam atualizados com a sua permissão. Verifique se essa opção está marcada para que você não tenha uma surpresa ao ver baixar automaticamente a última versão dos apps naquela hora que a sua bateria está quase para acabar.

De qualquer forma, é muito importante realizar tais atualizações que normalmente são feitas para corrigir falhas e aumentar a segurança dos aplicativos. Mas deixe para atualizar quando estiver conectado ao Wi-Fi.

3 – Mude a resolução das fotos

alterar resolução de fotos no smartphone
Altere a resolução das fotos no smartphone

Os smartphones de hoje em dia estão cada vez mais poderosos – as suas câmeras também. Quanto melhor a capacidade da câmera, melhor a resolução e mais pesadas ficarão suas fotos. Na maioria das vezes, as imagens que você capta com a sua câmera do celular não são utilizadas para impressão ou precisam estar em alta definição. Ou seja, são armazenadas na sua maior resolução, ocupando a memória interna do celular e ainda gastando bateria somente para serem visualizadas. Procure a opção onde você pode escolher a resolução em que será salva a imagem e escolha a que mais lhe é útil.

4 – Baixe o brilho da tela

reduzir brilho da tela do smartphone
Diminuia o brilho da tela do smartphone

O brilho da tela também é um dos grandes responsáveis por sua bateria não durar tanto assim. Por isso, sempre que estiver em um ambiente com uma boa iluminação, utilize um nível de brilho menor. Tanto celulares Android como os que rodam iOS tem esse ajuste às mãos. Basta puxar a barra superior da tela para baixo e ajustar o brilho.

5 – Quando o sinal não pega, utilize o modo avião

ativar modo avião no smartphone
Ative o modo avião quando estiver sem sinal de rede

Esta dica serve para aqueles momentos em que você está viajando de carro ou ônibus na estrada e não há sinal algum no seu celular celular. Mesmo sem sinal, o seu smartphone ainda fica tentando buscar o 3G e o Wi-Fi.

Para que você consiga chegar ao seu destino com bateria no celular, utilize o modo avião, também disponível às mãos puxando a barra superior da tela para baixo. O modo avião bloqueia o celular de ficar procurando sinais de Wi-Fi ou do seu 3G – também desabilita o seu número quando estiver habilitado.

Além de ser útil na situação de viagem, essa artimanha é muito boa para quando você tem apenas 5% de bateria e precisa que seu celular esteja funcionando por algum motivo. Assim que você precisar do sinal da sua operadora novamente, do 3G ou do Wi-Fi, basta desativar o modo avião.

6 – Feche todos os aplicativos que não estiver utilizando

fechar aplicativos do smartphone
Feche os aplicativos que não está usando

Um vício muito comum entre os usuários de smartphone é navegar por muitos aplicativos e não encerrá-los assim que desliga a tela do celular. Você consegue facilmente fechá-los apertando o botão principal do seu iPhone 2 vezes e jogar as telas para cima. Se usa Android, a navegação é mais fácil ainda: clique no ícone à direita da barra inferior principal e jogue para o lado as janelas que gostaria de encerrar.

7 – Carregue consigo um carregador portátil

carregador portátil para celular
Tenha sempre um carregador portátil

Um acessório muito útil para você que vive fora de casa e longe de tomadas são os carregadores portáteis à bateria ou capinhas de celular com bateria extra. Você encontra na internet muitos modelos para comprar. O preço varia entre 100 e 200 reais.