Saiba mais sobre a sua internet.
Este é um espaço reservado para revelarmos alguns mistérios da nossa tão amada internet! Essa página é dedicada à explicações, dicas, tutoriais e materiais que possam lhe ajudar.
Como a internet chega até a sua casa

Você já parou para se perguntar como a internet chega até a sua casa ou empresa? De onde ela vem, e por quantos caminhos ela percorre? Não é nada de outro mundo, e nós, com certeza podemos te contar um pouco mais sobre como a fantástica fábrica de internet funciona!

Atualmente, as tecnologias utilizadas pela Unifique, são a fibra óptica e a internet via rádio. Confira abaixo as duas definições.

INTERNET VIA FIBRA ÓPTICA

A fibra óptica possibilita a entrega do serviço de internet, telefonia fixa e até mesmo TV por assinatura. O cabo de fibra óptica é literalmente um cabo que possui internamente um filamento de fibra de vidro, onde a luz se propaga e envia o sinal.

Existe um cabo principal, que sai da central da Unifique e se ramifica pelos postes de iluminação. Atualmente, a Unifique possui mais de 18.000 quilômetros de fibra óptica espalhados por Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

A fibra óptica, que está no poste, é levada até dentro da casa ou empresa do cliente, e é conectada ao aparelho receptor e transmissor de sinal: o roteador.

INTERNET VIA RÁDIO

Para entregar a internet via tecnologia de rádio, é necessária uma torre para transmitir o sinal. Normalmente a torre é construída em áreas mais elevadas da cidade, recebe o sinal via fibra óptica, e em seguida distribui por ondas.

Na casa do cliente é instalado um receptor de sinal, normalmente é posicionado no alto da residência. O aparelho recebe o sinal, decodifica e envia para o roteador.

A Unifique já vem trabalhando para substituir pela moderna fibra óptica.

Como conectar-se a internet

Existem duas formas de conectar-se a internet. Utilizando o cabo de rede ou o sinal Wi-Fi.

Alguns aparelhos como computadores, notebooks, TVs possuem em sua estrutura, uma porta para entrada de cabo de rede. Já os celulares e tablets não têm essa possibilidade, por tanto, a única forma de conectar-se é utilizando o Wi-Fi.

As duas formas funcionam muito bem! Mas o cabo de rede será muito mais eficiente ao entregar a velocidade contratada. Para entender melhor, assista ao vídeo.

Os mistérios do roteador

Em ambas as tecnologias (fibra óptica e via rádio) precisamos instalar um roteador, que é o equipamento responsável por receber o sinal, decodificar e fazer a distribuição dentro da residência ou empresa.

Para ter qualidade de acesso à internet, é muito importante entender como ele funciona e principalmente, tomar alguns cuidados com o equipamento. 

POSICIONAMENTO DO ROTEADOR DA RESIDÊNCIA

No momento em que o técnico está na sua casa para fazer a instalação da internet, é muito importante avaliar junto com ele, o local em que será posicionado o roteador. É aconselhado que o equipamento fique em um ponto central da residência, em uma altura mediana, nem muito próximo do teto e nem do chão. É ideal que não seja colocado dentro de armários, e longe de eletrodomésticos. Confira o vídeo para entender melhor.

É muito importante reiniciar o seu roteador de tempos em tempos. Isso serve como um “descanso” para o equipamento. Basta desligar ele da tomada por cerca de 30 segundos e ligar novamente. Jamais aperte o botão reset para não perder suas configurações.

 

Sinal Wi-Fi

Conforme mencionado anteriormente, existem duas formas de conectar-se a internet: cabo de rede ou Wi-Fi. O sinal de internet Wi-Fi é como uma onda eletromagnética, que se propaga pelo ambiente sem a utilização de cabos. Funciona muito bem, mas é necessário levar alguns fatores em consideração: número de pessoas que utilizarão o sinal, a velocidade contratada, o tamanho da residência, além dos dispositivos que serão conectados na rede.

TRANSMISSÃO DE Wi-Fi

Existem duas tecnologias/frequências de transmissão do Wi-Fi: 2,4Ghz e o 5Ghz. As duas opções aparecem logo que você ativar o Wi-Fi no seu dispositivo. A frequência 2,4Ghz possui maior alcance e menor velocidade, ou seja, você pode se afastar mais do seu roteador, mas receberá menos velocidade no dispositivo. A rede Wi-Fi 2,4Ghz possui um limite de transmissão de dados até 50Mbps, os testes de velocidade geralmente ficam entre 25Mbps e 50Mbps.

Já o 5Ghz possui menor alcance e maior velocidade, você precisa ficar mais perto do roteador e receberá mais velocidade no dispositivo. Mas é importante lembrar: alguns dispositivos, normalmente os que possuem tecnologia mais antiga, não possuem a frequência 5Ghz.

COMO GARANTIR A QUALIDADE DO Wi-Fi

Além de posicionar o roteador em um ponto central da sua residência, em uma altura mediana, não muito perto do teto e nem do chão, é necessário que você se atente a mais alguns detalhes. O sinal Wi-Fi pode sofrer perdas de intensidade em lugares que contenham água, encanamentos, objetos metálicos, espelhos, equipamentos eletrônicos como micro-ondas e aparelhos telefônicos, e entre outros obstáculos que podem impedir a propagação do sinal.

Em espaços maiores, para garantir a qualidade do sinal, é indicado o uso de roteadores mais potentes, ou ainda, a instalação de repetidores de sinal, preferencialmente que trabalhem com a tecnologia Mesh.

Existe outro fator que é muito importante lembrar e interfere diretamente na entrega: a velocidade contratada é dividida pela quantidade de dispositivos conectados na rede. Ou seja, se você possui um plano de 100 mega, e dois dispositivos conectados, possivelmente, 50 mega será o máximo que cada dispositivo receberá, e assim sucessivamente.

É claro que ainda é importante lembrar que cada dispositivo possui uma limitação para receber o sinal Wi-Fi. Confira no vídeo mais informações.

Teste de velocidade

A Unifique disponibiliza um link para testar a velocidade. Mas você sabe como realizar corretamente o teste de velocidade? É muito simples.

Desconecte todos os dispositivos da rede. Em seguida coloque o cabo de rede no roteador e conecte no computador que utilizará para fazer o teste. Abra apenas o link do teste no seu computador, e em seguida clique em “iniciar”. Aguarde a conclusão do teste.

Alguns fatores podem influenciar no resultado do teste: pessoas não autorizadas utilizando sua internet através da rede Wi-Fi, equipamentos conectados realizando atualização de sistema em segundo plano, consumindo sua banda sem que você saiba, etc.

Caso surja alguma dúvida, entre em contato com nosso time de especialistas.

Fazer teste de velocidade
Onde você está?
Ligar agora
Assine com um de nossos especialistas.

Clique no número de telefone para iniciar uma chamada :)

Clique no botão para copiar o número de telefone :)

Receber ligação
Informe o número e um especialista te liga.
Fale no WhatsApp
Tecle as dúvidas e nosso time responde.

Clique no número da unidade para abrir o aplicativo e iniciar uma conversa por mensagem :)

Clique no número da unidade para iniciar uma conversa no WhatsApp Web.

Encontrar loja
Visite a loja Unifique mais perto de você.

Clique no endereço para abrir o mapa e ver como chegar.