Você já parou para se perguntar como a internet chega até a sua casa ou empresa? De onde ela vem, e por quantos caminhos ela percorre? Não é nada de outro mundo, e nós, com certeza podemos te contar um pouco mais sobre como a fantástica fábrica de internet funciona!
Atualmente, as tecnologias utilizadas pela Unifique, são a fibra óptica e a internet via rádio. Confira abaixo as duas definições.
INTERNET VIA FIBRA ÓPTICA
A fibra óptica possibilita a entrega do serviço de internet, telefonia fixa e até mesmo TV por assinatura. O cabo de fibra óptica é literalmente um cabo que possui internamente um filamento de fibra de vidro, onde a luz se propaga e envia o sinal.
Existe um cabo principal, que sai da central da Unifique e se ramifica pelos postes de iluminação. Atualmente, a Unifique possui quilômetros de fibra óptica espalhados por Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
A fibra óptica, que está no poste, é levada até dentro da casa ou empresa do cliente, e é conectada ao aparelho receptor e transmissor de sinal: o roteador.
INTERNET VIA RÁDIO
Para entregar a internet via tecnologia de rádio, é necessária uma torre para transmitir o sinal. Normalmente a torre é construída em áreas mais elevadas da cidade, recebe o sinal via fibra óptica, e em seguida distribui por ondas.
Na casa do cliente é instalado um receptor de sinal, normalmente é posicionado no alto da residência. O aparelho recebe o sinal, decodifica e envia para o roteador.
A Unifique já vem trabalhando para substituir pela moderna fibra óptica.
Existem duas formas de conectar-se a internet. Utilizando o cabo de rede ou o sinal Wi-Fi.
Alguns aparelhos como computadores, notebooks, TVs possuem em sua estrutura, uma porta para entrada de cabo de rede. Já os celulares e tablets não têm essa possibilidade, por tanto, a única forma de conectar-se é utilizando o Wi-Fi.
As duas formas funcionam muito bem! Mas o cabo de rede será muito mais eficiente ao entregar a velocidade contratada.
Em ambas as tecnologias (fibra óptica e via rádio) precisamos instalar um roteador, que é o equipamento responsável por receber o sinal, decodificar e fazer a distribuição dentro da residência ou empresa.
Para ter qualidade de acesso à internet, é muito importante entender como ele funciona e principalmente, tomar alguns cuidados com o equipamento.
POSICIONAMENTO DO ROTEADOR DA RESIDÊNCIA
No momento em que o técnico está na sua casa para fazer a instalação da internet, é muito importante avaliar junto com ele, o local em que será posicionado o roteador. É aconselhado que o equipamento fique em um ponto central da residência, em uma altura mediana, nem muito próximo do teto e nem do chão. É ideal que não seja colocado dentro de armários, e longe de eletrodomésticos. Confira o vídeo para entender melhor.
É muito importante reiniciar o seu roteador de tempos em tempos. Isso serve como um “descanso” para o equipamento. Basta desligar ele da tomada por cerca de 30 segundos e ligar novamente. Jamais aperte o botão reset para não perder suas configurações.
Conforme mencionado anteriormente, existem duas formas de conectar-se a internet: cabo de rede ou Wi-Fi. O sinal de internet Wi-Fi é como uma onda eletromagnética, que se propaga pelo ambiente sem a utilização de cabos. Funciona muito bem, mas é necessário levar alguns fatores em consideração: número de pessoas que utilizarão o sinal, a velocidade contratada, o tamanho da residência, além dos dispositivos que serão conectados na rede.
TRANSMISSÃO DE Wi-Fi
Existem duas frequências de transmissão do Wi-Fi: 2,4Ghz e o 5Ghz. As duas opções aparecem logo que você ativar o Wi-Fi no seu dispositivo. A frequência 2,4Ghz possui maior alcance e menor velocidade, ou seja, você pode se afastar mais do seu roteador, mas receberá menos velocidade no dispositivo. A rede Wi-Fi 2,4Ghz possui um limite de transmissão de dados até 50Mbps, os testes de velocidade geralmente ficam entre 25Mbps e 50Mbps.
Já o 5Ghz possui menor alcance e maior velocidade, você precisa ficar mais perto do roteador e receberá mais velocidade no dispositivo. Mas é importante lembrar: alguns dispositivos, normalmente os que possuem tecnologia mais antiga, não possuem a frequência 5Ghz.
COMO GARANTIR A QUALIDADE DO Wi-Fi
Além de posicionar o roteador em um ponto central da sua residência, em uma altura mediana, não muito perto do teto e nem do chão, é necessário que você se atente a mais alguns detalhes. O sinal Wi-Fi pode sofrer perdas de intensidade em lugares que contenham água, encanamentos, objetos metálicos, espelhos, equipamentos eletrônicos como micro-ondas e aparelhos telefônicos, e entre outros obstáculos que podem impedir a propagação do sinal.
Em espaços maiores, para garantir a qualidade do sinal, é indicado o uso de roteadores mais potentes, ou ainda, a instalação de repetidores de sinal, preferencialmente que trabalhem com a tecnologia Mesh.
Existe outro fator que é muito importante lembrar e interfere diretamente na entrega: a velocidade contratada é dividida pela quantidade de dispositivos conectados na rede. Ou seja, se você possui um plano de 100 mega, e dois dispositivos conectados, possivelmente, 50 mega será o máximo que cada dispositivo receberá, e assim sucessivamente.
É claro que ainda é importante lembrar que cada dispositivo possui uma limitação para receber o sinal Wi-Fi.
A Unifique disponibiliza um link para testar a velocidade. Mas você sabe como realizar corretamente o teste de velocidade? É muito simples.
Desconecte todos os dispositivos da rede. Em seguida coloque o cabo de rede no roteador e conecte no computador que utilizará para fazer o teste. Abra apenas o link do teste no seu computador, e em seguida clique em “iniciar”. Aguarde a conclusão do teste.
Para confirmar o recebimento da velocidade contratada, o mais recomendado é realizar o teste de velocidade em um computador conectado via cabo, atentando-se aos seguintes itens:
— Placa de rede com a tecnologia Gigabit;
— O cabo de rede também precisa suportar essa tecnologia, cabos a partir da categoria 5e, já tem esse suporte;
— Navegador web atualizado;
— A execução simultânea de outros softwares, rotinas, processos, serviços como Firewall, antivírus, VPN, componentes como RAM e CPU, podem impedir ou impactar o resultado do teste de velocidade.
Alguns fatores podem influenciar no resultado do teste: pessoas não autorizadas utilizando sua internet através da rede Wi-Fi, equipamentos conectados realizando atualização de sistema em segundo plano, consumindo sua banda sem que você saiba, etc.
Obs.: Por se tratar de um plano de hiperbanda, dispositivos conectados via Wi-Fi nem sempre possuem capacidade para alcançar a velocidade total contratada, nem mesmo pelo padrão mais atual (5GHz). Normalmente as condições variáveis de propagação de rádio frequência ocasionam flutuações nas taxas medidas, por isso é importante que esse teste seja realizado via cabo.
Outro detalhe é que a velocidade contratada chega até o seu roteador e depois é dividida entre os aparelhos conectados.
Caso surja alguma dúvida, entre em contato com nosso time de especialistas.