Você sabia que os problemas de concentração não estão necessariamente ligados a disfunções do próprio organismo e sim por outros fatores externos? A desorganização no cumprimento das tarefas e distrações na internet são alguns exemplos de males que afetam diretamente o nosso cotidiano e atrapalham no cumprimento das demandas. Mas nem tudo está perdido.

A tecnologia (e a internet!) pode ajudar muito a aumentar a concentração e, por consequência, a produtividade. Veja nossas dicas abaixo de aplicativos que podem te ajudar:

1 – Faça uma lista dos seus afazeres no Wunderlist

lista de afazeres com o aplicativo wunderlist

Este é um ótimo aplicativo que organiza as suas tarefas do dia. Você pode instalar no seu tablet, celular ou acessar diretamente do computador. O Wunderlist permite que você organize os seus afazeres através de listas, definindo datas e horários para que você os realize.

Além disso, você pode organizar suas atividades por categorias (como afazeres de casa, demandas de trabalho, entre outros), adicionando notas, facilitando a visualização e organização mental. Você ainda pode compartilhar as listas de tarefas com os seus contatos dentro da rede.

 

2 – Bloqueie temporariamente as redes sociais com o Blok Free

Bloqueie temporariamente as redes sociais blok free

Com tantas distrações no mundo virtual, principalmente nas redes sociais, é preciso de um esforço redobrado do cérebro pra manter o foco no que é importante naquele momento. Se você é do tipo que perde muito tempo no Instagram, Facebook, Twitter ou outras redes durante o expediente e quer mudar esse hábito, nada como uma ajuda de um aplicativo que bloqueia temporariamente as suas fontes de dispersão.

O Blok Free, que pode ser instalado em qualquer computador, nada mais é do que um sistema para bloquear conteúdos com base em palavras-chaves. Basta baixá-lo, instalá-lo em seu computador e inserir o nome das redes que você não permite o acesso. Para desligar o bloqueio, basta desassinalar a opção de “Bloqueios preestabelecidos”. O sistema é protegido por senha.

3 – Monitore seu trabalho através de pequenas tarefas de 25 minutos com o Pomodoro

monitore trabalhos através do aplicativo pomodoro

O Pomodoro Technique ou Técnica Pomodoro é uma metodologia de gerenciamento de tempo desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo no final dos anos 80. O método é baseado na ideia de que pausas frequentes aumentam a agilidade mental. Funciona desta maneira: com a ajuda do cronômetro do aplicativo, o trabalho é dividido em períodos de 25 minutos. Assim que o alarme toca, você deve fazer um pequeno intervalo de 3 a 5 minutos. Nesta pausa, você deve arejar sua mente e distrair-se com outro assunto (de preferência, longe da internet!). Ao fim do dia, você vai perceber o quanto a sua produtividade aumentou com o Pomodoro Timer.

 

4 – Guarde os links para ler depois com o Pocket

guardar links com aplicativo pocket

Muitas são as notícias e conteúdos relevantes através de links que gostamos de acessar diariamente. Porém, nem sempre é possível atualizar-se de tudo e cumprir as demandas diárias. Que tal, então, deixar para se abastecer de conteúdo durante o intervalo do Pomodoro (ou no horário do almoço, fim do expediente)?

O aplicativo Pocket pode ser instalado em qualquer navegador e/ou celular e permite o internauta salvar os links que gostaria de ler depois em apenas um clique. A parte genial do aplicativo é poder inserir tags que funcionam como categorias, como ‘trabalho’, ‘notícias’, ‘viagens’, qualquer outro nome. Assim, quando você for ler aquela notícia que guardou, poderá achar facilmente a informação que procura.

Coloque em prática as dicas para melhorar seu desempenho e aproveitar o seu tempo de uma melhor forma!