Nesta segunda-feira, 24 de junho, a Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) divulgou um levantamento sobre a banda larga no Brasil. Através dos dados, é possível notar que houve um crescimento de 1,66 milhão de acessos nos últimos 12 meses, um expressivo aumento de 5,49%.

De acordo com o estudo, em maio deste ano a banda larga fixa esteve presente em 31,83 milhões de domicílios e as Prestadoras de Pequeno Porte (PPP) — empresas que individualmente possuem menos de 5% de participação do mercado —, atenderam 8,57 milhões de domicílios (26,94%).

Ascensão dos Provedores Regionais

O crescimento dos acessos de banda larga tem sido impulsionado pela forte ascensão dos provedores regionais, chamados pela Agência Nacional de Telecomunicações de Provedores de Pequeno Porte. Segundo a Anatel, em 2018, 83% dos novos acessos de internet domiciliar foram feitos por PPPs.

Proximidade do atendimento: equipes de manutenção de rede são próprias.

Os Provedores Regionais garantem a conectividade de 8,57 milhões de domicílios, sendo responsáveis por cerca de 27% do mercado. Nos 12 meses analisados, elas ampliaram sua base de usuários em 14%.

Melhor Operadora de Banda Larga Fixa

Em Santa Catarina, quem tem se destacado é a Unifique. Na última Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Telecom catarinense obteve a terceira melhor nota do País (7,64) e a melhor nota de Santa Catarina.

Suporte Técnico 24 horas, 7 dias por semana com atendimento qualificado.

A pesquisa de opinião, divulgada em março, ouviu mais de 100 mil brasileiros em 2018. No critério “Canais de Atendimento”, a Unifique alcançou nota 8,46, bem acima da média nacional (6,83). No critério “Atendimento Telefônico” obteve a melhor nota do País (8,20), contra média nacional de 6,18. O suporte ao cliente é feito 24 horas por dia, sete dias na semana. “Sentimos o resultado dessa estratégia nas vendas – 80% é decorrente da recomendação de atuais clientes”, conta Jair Francisco, Diretor de Mercado.

Crescimento – A Unifique, fundada em 1997, cobre 116 municípios de Santa Catarina e tem entre seus clientes metade das 100 maiores empresas do Estado. A empresa conta com uma rede de fibra óptica de 8.500 quilômetros de extensão. Além de banda larga fixa, vende serviços de telefonia fixa, TV por assinatura e Data Center. A Unifique vem crescendo, em média, 30% ao ano.

Fonte: Anatel