Blog

A tecnologia nos conecta Fique por dentro de tudo que rola em nosso blog

Como melhorar o seu sinal Wi-Fi

Para garantir que o sinal da internet que chega na sua casa ou escritório mantenha-se bom, é preciso ficar atento a alguns fatores, como a disposição do seu roteador e até os programas que estão rodando no seu computador. Aqui vão algumas dicas de ouro que podem fazer a diferença quando você precisa de força total:

1 - Evite baixar torrents enquanto trabalha ou configure a velocidade disponível para download

Se você costuma baixar torrents, é preciso saber que esses tipos de arquivos costumam consumir bastante a velocidade da sua internet. Às vezes, a ponto de ser impossível utilizar o e-mail ou baixar algum outro arquivo. Os computadores conectados na mesma rede, seja de casa ou do trabalho, também sentem essa interferência. Portanto, evite baixar arquivos torrent durante o expediente para que não haja problema com a conexão.

Mas, se você precisa muito baixar tal arquivo, é possível configurar o programa de downloads de torrent e limitar a velocidade máxima disponível para essa tarefa, evitando o consumo excessivo de banda. Procure e acesse a opção “Controle de banda” (ou Bandwidht Allocation) dentro do programa de torrents e escolha a velocidade disponível para download e upload dos seus arquivos.

2 - Disponha seu roteador no centro do ambiente

O roteador ou router é um aparelho que transforma o sinal que chega na sua casa através do cabo ou fibra óptica para um sinal wi-fi (sem fio). Para que o sinal alcance grandes distâncias, é preciso posicioná-lo de forma estratégica no ambiente, evitando estar muito escondido nos fundos do apartamento ou dentro de móveis. Até os objetos metálicos podem influenciar negativamente a transmissão. Quanto menos barreiras para o sinal atravessar, melhor será a sua conexão sem fio.

Telefones sem fio, babás eletrônicas, fornos microondas, dentre outros aparelhos, devem ser mantidos afastados, pois também podem interferir no sinal por operarem na mesma frequência que as ondas emitidas pelo roteador.

A umidade costuma atrapalhar bastante no tráfego do sinal wireless. Uma ótima dica é deixar o aparelho longe das paredes que dividem o espaço com a rua, com o banheiro ou cozinha, que costumam ser os ambientes mais úmidos da casa. O uso de desumidificadores normalmente contribui nesse caso.

3 - Compre um amplificador bidirecional

Caso ainda tenha problemas de alcance de sinal, há um quebra-galho que pode ser útil. O amplificador bidirecional pode ser uma solução para ambientes amplos ou com muitas barreiras. Colocado junto às antenas do roteador, esse aparelho potencializa o raio de entrega do sinal wireless. Dependendo do modelo, você poderá ter seu sinal, com qualidade, disponível a metros de distância do roteador.

4 - Limpe o histórico do seu navegador (cache)

O seu acesso à internet pode estar demorado por uma situação muito comum: um grande acúmulo de arquivos temporários, senhas memorizadas e sites guardados no histórico. Isso, na linguagem da informática, chama-se cache - um aglomerado de informações que seu computador guarda toda vez que você entra em um site novo. E, a cada vez que você entrar nesse mesmo site, seu navegador irá puxar tais referências no seu histórico (senhas, logins, preferências). Taí um dos motivos de lentidão na hora de navegar.

Talvez você não saiba, mas o armazenamento desses dados afeta não só a velocidade da sua internet como também do seu computador. Por isso, é fundamental realizar uma limpeza periódica - semanalmente, por exemplo - para que o sistema rode com toda a sua potencialidade. Acesse as configurações do seu navegador e procure a opção “Limpeza de cache”.

Se o problema persistir, entre em contato com o seu provedor de internet para que alguém habilitado possa resolver o problema. Sempre é bom contar com quem é experiente no assunto.

0 comentários
Deixe seu comentário
* Campos obrigatórios
Conecte-se a tudo que você ama Venha para a Unifique Onde você está?
Nós ligamos para você Informe seus dados e um de nossos consultores entrará em contato com você. Clique aqui