Blog

A tecnologia nos conecta Fique por dentro de tudo que rola em nosso blog

Saiba como reconhecer notícias falsas nas redes sociais

Com a popularização das redes sociais, todo mundo acaba publicando e compartilhando tudo o que vê pela frente, sem ao menos checar se é verídico ou não. As notícias verdadeiras ou falsas (mentiras ou farsas) se espalham muito rápido. Essas ações podem trazer sérios problemas, por isso, levantamos algumas dicas de como você pode identificar se uma notícia é falsa ou não antes de compartilhar.

1 - Se parece estranho demais para ser real, desconfie: declarações que parecem absurdas são um forte indício de notícia falsa. Seja mais crítico e leia a notícia inteira para saber se realmente é o que diz no título. Muitos utilizam títulos absurdos para chamar a atenção, mas os textos não condizem com o que parece ser.

2 - Prefira notícias que venham de veículos de comunicação mais conhecidos ou com entrevistas. Estes tipos de matérias são reais e são de fontes seguras e comprovadas.

3 - A foto que acompanha a notícia é nova ou antiga? Verifique jogando no google imagens, lá você vai ver onde ela está publicada. Muitas dessas notícias falsas utilizam imagens antigas e que muitas vezes nem são sobre o que está sendo noticiado.

4 - Links, aúdios, vídeos e imagens nem sempre são provas. Eles precisam fazer sentido e ter dados novos relacionados à denúncia. Muitos difamadores colocam esses elementos porque sabem que a maioria das pessoas vai clicar.

0 comentários
Deixe seu comentário
* Campos obrigatórios
Conecte-se a tudo que você ama Venha para a Unifique Onde você está?
Nós ligamos para você Informe seus dados e um de nossos consultores entrará em contato com você. Clique aqui