Novembro é o mês de Combate ao Câncer de Próstata e novamente a Unifique está participando da campanha, através da sua Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

Pra muitos este é um problema que pode parecer distante, mas a prevenção começa desde cedo. Quanto mais informações, mais chances você tem de evitar este tipo de câncer e se cuidar.

Mas e aí, você sabe como surgiu a ligação entre Novembro Azul, Câncer de Próstata e os belos bigodes?

Travis e Luke, fundadores do movimento Movember.

A Origem do Movimento

O movimento pioneiro e mais famoso do mundo é o Movember. Ele surgiu em 2003, quando dois amigos australianos, Travis Garone e Luke Slattery, tomavam uma cerveja num bar em Melbourne e brincavam sobre trazer a moda do bigode de volta, já que ninguém mais usava.

Inspirados pela mãe de um amigo que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, resolveram fazer o mesmo para o câncer de próstata. A regra: deixar crescer um bigode e cobrar 10 dólares de cada bigodudo. Naquele ano 30 amigos se reuniram nessa causa.

O Bigode e a Pergunta

Logo eles perceberam que quando estavam de bigode, muita gente puxava assunto sobre isso. Queriam saber o motivo do bigode. A história então se espalhou e evoluiu bastante, e já no ano seguinte, eles fundaram a fundação Movember.

Todo o dinheiro arrecadado pelos bigodões é destinado ao combate ao câncer de próstata. Uma plataforma online foi criada para que as pessoas postassem fotos da evolução de seus bigodes ao longo do mês de novembro.

Campanha Interna da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Unifique.

Hoje o Movember está presente na Australia, Áustria, Bélgica, Canadá, República Tcheca, Dinamarca, França, Hong Kong, Alemanha, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Singapura, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos e já arrecadou quase 6 milhões de dólares para programas de saúde masculina, saúde mental, prevenção de suicídio, câncer de próstata e de testículo.

Depois do Movember, outros movimentos parecidos surgiram no mundo.

No Brasil

Em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida foi o pioneiro a abordar questões relacionadas ao câncer de próstata no Brasil através da campanha “Um Toque, Um Drible”. O objetivo era promover uma mudança de paradigmas em relação ao assunto e trazer mais informações sobre a doença.

Por todo o Brasil são promovidos eventos, palestras e ações lembrando a importância sobre a prevenção e cuidados. Aqui na Unifique não é diferente: apoiamos a causa e acreditamos muito que a prevenção é o melhor caminho.