Em meio à concorrência, empresas recorrem à formação interna e à busca por especialistas em outras cidades

Em meio à crise econômica que já dura anos e com uma taxa de desemprego em torno de 12,7% – o que equivale a mais de 13 milhões de pessoas, chama a atenção o número de vagas não preenchidas no setor de TI por conta da falta de mão-de-obra qualificada. Um problema que tem acirrado a concorrência das empresas de tecnologia pelos talentos existentes.

Treinamento em casa

Localizada em Timbó, em Santa Catarina, a Unifique, que atua com internet banda larga fixa e também oferece serviços de TV por assinatura, telefonia digital e data center corporativo, aposta na formação interna de seus funcionários para garantir profissionais qualificados, uma vez que a oferta na região é ainda menor do que nas grandes cidades. O ambiente de trabalho flexível e cheio de oportunidades da Unifique tem atraído também os jovens profissionais.

A Unifique investe em treinamentos e formação para qualificação dos seus funcionários.

Por outro lado, como o número de empresas com base tecnológica na cidade também é menor, a Telecom tem a vantagem de não ter concorrência direta. Atualmente, a empresa tem cerca de 700 funcionários, entre diretos e indiretos. Segundo Cátia Calliari, gerente de desenvolvimento humano e organizacional, o maior desafio está no preenchimento das vagas mais técnicas e específicas do setor de telecomunicações.

Quando não consegue suprir esta demanda com promoções internas, a empresa acaba tendo que buscar profissionais em outras regiões. Nessa hora, o título concedido para a cidade de Timbó pela Organização das Nações Unidas (ONU) como a 10.ª melhor cidade para se viver no Brasil é fator determinante, além do incentivo à ascensão na empresa. “Se eu tivesse que escolher o principal fator de retenção, eu diria que são as oportunidades de crescimento que surgem internamente”, afirma Cátia.

Ambiente aberto e compartilhado entre as equipes na sede de Timbó.

“Nos orgulhamos que muitos profissionais foram desenvolvidos internamente. São pessoas que começaram conosco ainda muito jovens, acreditaram no potencial da empresa e no seu próprio potencial, ocupando hoje posições estratégicas”, finaliza Cátia.

Oportunidades Abertas

A Unifique está com oportunidades em várias cidades de Santa Catarina. Só em Timbó, na sua Sede, são 10 vagas. Consulte todas as oportunidades no site da Unifique, na aba ‘Trabalhe Conosco’ ou clique aqui: https://unifique.com.br/trabalhe-conosco/