Em outubro, o Brasil fica cor-de-rosa. A cor ilumina monumentos históricos e prédios públicos, enfeita os laços que simbolizam o movimento e aparece com grande força em campanhas publicitárias. Apenas em 2016, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimou 57.960 novos casos de Câncer de Mama.

Números do Ministério da Saúde sobre Câncer de Mama no Brasil.

A importância do diagnóstico de doenças pode ser mascarada pelo medo ou desinformação, mas a gente precisa mudar isso. Descobrir alguma doença precocemente pode aumentar muito as chances do tratamento. E essa descoberta começa por você. Segundo o Ministério da Saúde, a maioria dos casos de câncer de mama, por exemplo, são descobertos pela própria portadora do tumor.

Por isso, é extremamente importante você acompanhar as alterações naturais que acontecem no seu corpo e identificar quais delas são suspeitas. Então preste atenção nas mudanças, olhe, palpe, sinta os sinais e sintomas que aparecem e busque informações sobre.

Orientações do Ministério da Saúde sobre o que fazer para prevenir.

Diagnosticar o câncer precocemente aumenta as chances de cura e 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença.

A Unifique apoia essa causa e através da CIPA, promove a discussão sobre temas tão delicados. Além disso, em todas as sextas-feiras, os funcionários poderão usar camisetas da cor rosa no seu cotidiano para lembrar ainda mais da prevenção.