Stadia é a plataforma de jogos da Google via streaming. Popularmente chamada de Videogame do Google, ela reproduzirá jogos por serviço de nuvem de uma forma parecida com o que a Netflix faz com seus filmes e séries.

O Stadia conta com um controle que pode ser utilizado em PC, tablets e TVs. Eles traz funções como captura de tela, transmissão de jogos e possibilidade de pedir dicas para outros jogadores em tempo real.

Controle do Stadia lembra muito os controles de Xbox e Playstation.

Sendo assim, não será preciso ter um console para rodar os títulos, apenas uma boa conexão com a internet. A grande vantagem do serviço é permitir que os jogadores executem os games em diversos dispositivos, como celulares, tablets, TVs e PCs, estes últimos sem a necessidade de downloads, apenas utilizando o navegador.

O futuro dos Games: quanto de internet vou precisar? 

O hardware não será mais tão essencial. Uma boa velocidade de internet será fundamental.

Antes de assinar o serviço é importante saber se sua conexão é compatível. Segundo a Google, uma internet estável de 10 Mbps permite rodar jogos em 720p. Já para desfrutar de games em 4K, o requisito mínimo é 35 Mbps de velocidade.

Mas fica tranquilo, o Google criou um medidor de velocidade para que os usuários testem suas conexões antes de assinar o serviço:  https://projectstream.google.com/speedtest

Netflix dos Games

Anunciado em março de 2019, o Google Stadia é uma espécie de “Netflix dos games”. A promessa da empresa é que o serviço reproduzirá jogos em resolução de até 4K a 60 frames por segundo e HDR sem a necessidade de um supercomputador, já que toda a parte de processamento é feita em seus servidores e transmitidos via internet. Por isso, será possível rodar games do Stadia também no Chromecast Ultra, em smart TVs, em tablets e em smartphones Google Pixel.

Vários jogos já foram confirmados na nova plataforma do Google.

Os primeiros jogos confirmados incluem Doom Eternal, Dragon Ball Xenoverse 2, Darksiders Genesis, Power Rangers: Battle for the Grid, Samurai Shodown, The Crew 2, Football Manager 2020, Rage 2, Assassin’s Creed Odyssey, Mortal Kombat 11, Just Dance 2020, Final Fantasy 15, Farming Simulator 2, Tials Rising, Destiny 2, além do inédito Baldur’s Gate 3, entre outros.

Lançamento do Stadia

Em novembro o Stadia sairá nos EUA, Canadá e em alguns países europeus. O Brasil fica de fora da primeira leva de lançamentos, ficando apenas para 2020 ou além. Vale registrar que o serviço também terá uma modalidade gratuita.

Stadia no Brasil

O serviço de streaming da Google ainda não tem uma data prevista para chegar ao Brasil.

Fotos: divulgação Google