O GPS do carro, uma videochamada pelo Whatsapp, jogar online: muitas vezes esquecemos que todos estes serviços dependem da operação de uma empresa de telecomunicações.

Entender as tendências deste mercado é fundamental para prever os próximos passos e a Selectra, empresa líder mundial em consultoria do cliente de telecomunicações, e no Brasil conhecida como Podecomparar, traz as principais tendências.

Atendimento mais próximo e agilidade são melhor avaliados por clientes de Telecom.

Mercado de telecomunicações no Brasil

mercado de telecom é popularmente conhecido pelo grande público, com grandes empresas desenvolvendo e evoluindo o mercado. Hoje, já existem muitas companhias que estão especializadas em telecom e, por isso, oferecem serviços individuais ou combinados de: Telefonia (fixa e móvel), Internet e TV por assinatura.

Porém, em uma rápida análise, podemos ver que somente a banda larga vem ganhando novos clientes. Segundo a Anatel, no último ano foi registrado um total de 30,54 milhões de contratos ativos de banda larga, levando o Brasil a 6ª posição no ranking mundial de assinantes de banda larga fixa. O Brasil tem a 5ª maior rede de telecom do mundo, com mais de 500 mil empregos.

Suporte Técnico 24 horas, 7 dias por semana hoje é o mínimo exigido por clientes.

Dentro deste cenário otimista das telecomunicações, vale mencionar a nova tendência em crescimento: as operadoras regionais de telecom. Com um aumento de 290 mil assinaturas somente de internet banda larga em 2019, este grupo de prestadores locais comprova a premissa de que sim, os consumidores estão mudando e o velho mercado tem sim novos poderosos concorrentes.

Provedores regionais de telecomunicações

A tendência na busca por novos provedores de telecomunicações locais não é fruto somente da crise ou pela busca por melhores preços, mas sim na mudança de hábitos dos consumidores.

O cliente já não busca pacotes fechados, onde você é obrigado a contratar uma telefonia fixa que não faz sentido na sua vida, ou canais para sua TV por assinatura que não tem interesse em assistir, por exemplo. Serviços rápidos, digitais, on demand e de qualidade é o que busca o novo consumidor.

Em novembro de 2018, a Unifique inaugurou sua nova sede em Timbó (SC).

Com quase 1/4 da parcela de contratos de banda larga fixa, as operadoras regionais já são uma realidade no cenário de telecomunicações do Brasil e se destacam na média de satisfação geral.

Unifique se destaca nacionalmente

Um dos destaques deste mercado local é a Unifique. Presente no estado de Santa Catarina, a operadora tem notas altas na categoria de Canais de Atendimento (8,46), segundo a pesquisa de satisfação do clientes de 2018, realizada pela Anatel.

Unifique faz um ótimo trabalho ao investir na infraestrutura de fibra óptica e levar essa conexão de alto desempenho aos seus clientes.

Pesquisa de Satisfação ANATEL – Canal de Atendimento

O mercado de telefonia e as MVNO

O celular é o aparelho que sempre nos dá uma resposta para o que queremos, nos faz conectarmos com mais pessoas de forma rápida, simples e anda 24 horas com a gente. Já não é mais uma questão de poder fazer chamadas ou enviar SMS.

Hoje no Brasil, o número de usuários de pacotes de dados já passou de 227 milhões. Antes, a grande parcela se contentava com um plano enxuto de dados móveis. Hoje já não é mais assim. Segundo a Anatel, 44% dos clientes já buscam planos pós pagos, que oferecem melhores ofertas de dados móveis.

Suporte Técnico e Manutenção própria, sem terceirização, destacam a Unifique.

Para potencializar este mercado, em 2010 a Anatel normatizou as chamadas MVNO ou Operadoras Virtuais de Rede Móvel, que atuam como representantes das operadoras. Neste caso, a MVNO não possui rede nem frequência próprias, contando com parcerias para usar a rede de outras operadoras.

O avanço das telecomunicações

Novos modelos de negócio estão ajudando a reconfigurar o mercado das telecomunicações no Brasil e no mundo. O que podemos concluir é que empresas pequenas se comparadas às grandes operadoras crescem cada vez mais rápido, ocupando brechas onde as grandes não tem interesse em chegar e com a qualidade que não podem garantir devido o tamanho.