Blog

A tecnologia nos conecta Fique por dentro de tudo que rola em nosso blog

Você sabe o que é certificado digital?

O certificado digital é um dos principais assuntos da atualidade para empresas de todos os portes e segmentos. Trata-se de uma tecnologia que promete revolucionar nossa forma de realizar transações, uma vez que afeta inteiramente os processos de validação de informações.

Apesar de toda a influência prevista, muitos empresários e profissionais ainda não entendem seu significado e a forma pela qual ele funcionará na prática. Vejamos como funciona essa nova proposta de interação virtual e a maneira pela qual ela afeta seu negócio.

Afinal, o Que Significa Certificado Digital?

Para entendermos o certificado digital precisamos nos concentrar em suas principais características:

1. É um arquivo eletrônico

Essa é a principal característica do recurso, uma vez que sua utilização on-line agiliza todos os processos envolvidos e permite múltiplas integrações com tecnologias de ponta.

2. Possui validade jurídica de assinatura

Outro ponto essencial é a validade do certificado digital, sem a qual seria impossível realizar transações utilizando o mesmo.

3. Possui um Custo

O certificado digital não é gratuito. Ele precisa ser adquirido para ser efetivamente utilizado. O valor dependerá de alguns fatores, como a categoria e o volume de aquisições.

4. É pessoal e intransferível

A última característica que queremos destacar é o fato de se tratar de um recurso pessoal e intransferível, impedindo o intercâmbio entre indivíduos de uma mesma instituição.

Como Utilizar o Certificado Digital

O certificado digital foi uma tecnologia desenvolvida com o intuito de facilitar processos de validação digital e aumentar a segurança da informação. Ele transfere as características de exclusividade de uma assinatura física para a interface virtual e isso possui uma série de vantagens.

Quem Solicita o Que?

Em situações em que a identidade do indivíduo é fator crítico para a autorização de transações, como no caso dos bancos, os procedimentos se tornam muito mais consistentes. Além de mais cômodos ao usuário, aumentam a confiabilidade das ações desenvolvidas.

Quem Aprova ou Valida o Que?

Em situações onde o aspecto crítico é a validação de informações institucionais, o ganho é gigantesco. O certificado digital possibilita a automação das etapas de aprovação e a agilização de toda a cadeia de processos. Um exemplo de área no qual esse fator é crítico é a saúde, onde os procedimentos realizados devem ser atestados por boa parte da cadeia de profissionais.

Quem Pode Acessar o Que?

Outra questão beneficiada pelo certificado digital é a validação de acesso a informações. Ela passa a depender não apenas de uma senha, mas sim de uma identidade, o que eleva a confiabilidade do processo. Isso é essencial para empresas com alçadas de acesso, como aquelas ligadas à área de segurança.

Quando o Certificado Digital é Obrigatório

Além dessas situações específicas, de aplicação opcional da ferramenta, temos os casos em que ela é obrigatória. Isso inclui todas as empresas que emitem nota fiscal eletrônica, assim como todas aquelas inscritas no regime tributário de lucro real ou lucro presumido.

Assim, não restam dúvidas sobre as vantagens de se aplicar o certificado digital.

O Que Preciso para Implementar o Certificado Digital em Minha Empresa

O certificado digital possui um processo muito simples de aquisição e implementação, que você pode conferir aqui . A grande questão, porém, é lançar as bases de uma utilização efetiva.

Se você pretende aplica-lo na otimização de seus processos institucionais, o ideal é que crie primeiro uma interface virtual que suporte sua utilização. O ideal é que utilize um sistema ERP online capaz de integrar as atividades e estruturar fluxos lógicos de informação.

Dessa forma você será capaz de aplicar a ferramenta em toda sua cadeia produtiva. Isso poderá facilitar interações relacionadas, por exemplo, a seu controle financeiro e claro, emissão de notas fiscais eletrônicas, que exige extensos cuidados quanto à segurança da informação.

A Tecnologia a Favor do Seu Negócio

A tecnologia se expandiu amplamente, mas nem tudo nasceu com a estrutura adequada em termos de segurança e confiabilidade. Muitas coisas ainda precisam ser aprimoradas para chegarmos a um cenário ideal.

No entanto, o uso do certificado pode ser considerado um passo consistente nesse sentido. Ele reflete uma forma de sistematização de um ambiente virtualizado, que possui sua estrutura tradicionalmente informal.

Com isso, essa realidade tende a mudar, tornando a relação de indivíduos e empresas com o ambiente digital muito mais consistente e adequado às necessidades do Século XXI.

0 comentários
Deixe seu comentário
* Campos obrigatórios
Conecte-se a tudo que você ama Venha para a Unifique Onde você está?
Nós ligamos para você Informe seus dados e um de nossos consultores entrará em contato com você. Clique aqui