Relógios inteligentes, paredes sensíveis ao toque e robôs que entendem emoções humanas já existem e estão à venda em lojas físicas e virtuais

Muitos dos filmes e séries de ficção científica que se arriscaram a prever quais seriam as ‘tecnologias do futuro’ acertaram em cheio. Clássicos como “Os Jetsons”, “007”, e ainda o filme “Minority Report” anteciparam a existência de itens que surpreendentemente já estão no mercado. Era difícil imaginar há alguns anos atrás que viveríamos para ver muitas dessas engenhocas à venda em lojas ou pela internet, mas isso já é realidade. Conheça algumas delas.

Smart watch

Os ‘relógios inteligentes’ aparecem na tela da TV e do cinema desde a época de James Bond. Quem nunca sonhou em ter um? Hoje eles já existem e estão disponíveis no mercado em diferentes modelos de marcas diversas. Os preços já estão caindo e em breve poderá ser comum encontrar pessoas andando na rua e ‘conversando’ como seu relógio de pulso.

relógio inteligente Smart Watch

Robô do lar

A tecnologia já existe, mas só começará a ser comercializada em 2015. O Pepper é um robô que entende o que os humanos dizem e é capaz de compreender suas emoções. Impossível não lembrar da simpática Rosie, que cuidava da casa da família Jetson. O Pepper consegue se comunicar graças a sensores de proximidade e microfones instalados em toda a sua superfície. Inicialmente ele deverá ser vendido por 2 mil dólares.

Robo do lar Pepper

Caneta 3D

Se as impressoras 3D já são uma invenção surpreendente, o que dizer então das canetas 3D? Essa em especial, chamada de LixPen, é a menor caneta do gênero. Com 6,45 cm de comprimento e 0,55 de diâmetro, é ligada ao computador por um cabo, que faz com a tinta se aqueça a 180°. Quando esse líquido quente entra em contato com o ar, resfria imediatamente e endurece, permitindo assim desenhar no ar em forma tridimensional.

caneta inteligente 3d LixPen

Projetor de toque

Depois de celulares, tablets e até computadores com tela de toque, uma ferramenta surgiu para deixar as paredes sensíveis ao toque, como no filme “Minority Report”, estrelado por Tom Cruise. O TouchPico é um projetor criado por uma empresa americana, que pode transformar qualquer superfície, como paredes e mesas, em uma tela de toque. O instrumento começará a ser vendido em outubro e custará 500 dólares, mas quem ajudar na “vaquinha virtual” pode adquirí-lo por 210 dólares.

projetor de toque TouchPico

Google Glass

Apesar do Google ter sido a primeira empresa a lançar os ´óculos inteligentes’, já existem versões de diversas marcas com modelos personalizados. Com eles, o usuário pode usufruir do conteúdo multimídia fornecido por aplicativos instalados e de funções semelhantes as de um smartphone. Com um simples comando de voz ou piscada de olho você pode descobrir, por exemplo, onde fica o restaurante mais próximo e como está o trânsito até lá.

óculos inteligente google glass

E aí, já decidiu qual tecnologia do futuro você gostaria de ter? Comente.