Levantamento da AbraHosting (Associação Brasileira das Empresas de Infraestrutura de Hospedagem na Internet) aponta crescimento de 25% no faturamento dos provedores brasileiros de hospedagem de nuvem no primeiro semestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. A estimativa da entidade é de que o setor fature R$ 2 bilhões neste ano, retomando o crescimento.

Odilon Pscheidt, Gerente Comercial do Data Center Unifique.

“Há um número cada vez maior de empresas preferindo contratar serviços de terceiros do que investir em infraestrutura própria. A busca é por economia, confiabilidade, disponibilidade, performance e segurança”, explica Odilon Pscheidt, Gerente Comercial do Data Center Unifique. Provedor de banda larga com atuação em Santa Catarina, a Unifique inaugurou seu data center neste ano em sua nova sede, em Timbó (SC). Foram investidos R$ 20 milhões em uma infraestrutura que conta com 120 racks.

O público-alvo são as empresas de Santa Catarina. Hoje, a Unifique já fornece internet à metade das 100 maiores companhias do estado. Um data center certificado proporciona maior garantia de disponibilidade do serviço, resistindo melhor a quedas de energia ou outros sinistros. A operadora do serviço também fica responsável por todos os investimentos em atualização de softwares e hardwares do data center.

Em novembro de 2018, a Unifique inaugurou sua nova sede em Timbó.

Atualmente o data center da Unifique está em processo de certificação Tier III pelo Uptime Institute. O padrão Tier é a classificação usada para mensurar o nível da infraestrutura de um data center. A certificação Tier III exige uma disponibilidade de 99.98% dos serviços do data center, o que na prática quer dizer que os servidores podem ficar indisponíveis no máximo por uma hora e seis minutos a cada 365 dias.