Data de publicação: 18/03/2019 10:58
World Wide Web: protocolo de internet completa 30 anos em 2019
Compartilhar
Nos lembramos de 1997 como se fosse ontem: já sedentos por tecnologia, imaginávamos nossos primeiros passos para um futuro até então incerto. Não havia certeza que a internet se tornaria uma realidade, nem ao menos que como hoje, seria tão essencial nas nossas vidas.
[caption id="attachment_3221" align="alignleft" width="400"] Crédito: Medium.com/my-first-internet/breaking-news-fresh-from-the-vt-220-627b69cc0c38[/caption]
Em 1997 também, ano da fundação da Unifique, já faziam 12 anos que o cientista Tim Berners-Lee havia criado o primeiro protocolo de internet: o World Wide Web. Em 2019, o protocolo chega aos 30 anos e vem cada vez mais perdendo espaço para os aplicativos. Antes de 1989 a internet já existia, mas apenas com interfaces só de texto em que era possível ler notícias e mensagens.
O protocolo é uma série de regras para que os navegadores possam acessar informações distribuídas em páginas ou em websites. Essa era a arquitetura principal da internet até a criação dos Smartphones e aplicativos. Arquitetura essa que é vista ainda quando buscamos algo no Google, Youtube ou no site da Unifique.
Apesar de estar perdendo cada vez mais seu espaço tradicional em navegadores, a web foi a porta de entrada para o grande público. O avanço no desenvolvimento das aplicações e principalmente na parte intuitiva dos sistemas fez com que todos pudessem ter acesso instantâneo da internet na palma de suas mãos.
Os gigantes da internet - Facebook, Google, Netflix, Twitter e Youtube - nasceram na web criada por Tim Berners-Lee. Mas também não se pode parar no tempo. Você lembra há 10 anos atrás como era a internet? Ou melhor, 5 anos atrás... como era a internet?
Existe a nova geração que já nasceu como aplicativo: Spotify, Instagram, Uber, Airbnb, criados a partir de uma lógica totalmente diferente das páginas web tradicionais.
[caption id="attachment_3217" align="alignleft" width="450"] Nem George Lucas, nem Chewie, nem Han Solo: ninguém esperava o crescimento da internet de uma forma tão rápida![/caption]
Uma coisa todas essas aplicações e aplicativos tem em comum: todos estão ligados na internet, na chamada rede mundial de computadores, onde todo o tempo nasce uma empresa, com crescimento mais rápido que a velocidade da luz. Nem George Lucas esperava por essa, nem mesmo Han Solo e Chewie nas primeiras aventuras da década de 70, onde a tecnologia de hoje era apenas imaginada
O protocolo WWW sobreviverá, mas a interação das pessoas com a internet está cada vez mais distante da arquitetura criada pelo pioneiro Berners-Lee.
Só enquanto você lia essa matéria, nós garantimos que a quantidade de informações trocadas nesse tempo, é infinitamente maior que todos os dados trocados durante todo o ano de 1997, ano que nascemos em Timbó/SC.
E aí, o que você espera para os próximos anos da internet? Comente ou mande sua sugestão.