Data de publicação: 27/09/2019 15:02

Como fazer portabilidade do seu número de celular ou fixo?

Compartilhar

Para mudar de operadora e continuar com seu número antigo, basta seguir 6 passos bem simples:
  • Compare os planos de celular e escolha a operadora que deseja fazer portabilidade;
  • Verifique se você não possui nenhuma pendência com sua operadora atual, como dívidas ou multas por rescisão;
  • Vá até o site da operadora escolhida deixe seus dados para um atendente da operadora entrar em contato;
  • Ao falar com o atendente da nova operadora escolhida, informe que você deseja fazer a portabilidade e forneça os dados pessoais que forem solicitados;
  • Anote o protocolo de solicitação e agende com a operadora a habilitação da nova linha;
  • Pronto! O processo da portabilidade irá acontecer dentro de 3 dias úteis e a sua linha pode ficar inativa por cerca de 2 horas. De acordo com a Anatel, o prazo para funcionamento da linha não pode ultrapassar 24 horas.
Abaixo listamos as principais dúvidas sobre o processo de portabilidade, dá um confere! [caption id="attachment_4395" align="alignleft" width="300"] A portabilidade numérica da Unifique não tem custo algum para o novo cliente.[/caption] O que é portabilidade numérica? A portabilidade numérica é o processo que possibilita usuários de telefonia móvel ou fixa trocar de operadora e manter o número de telefone. A mudança pode ser feita de um chip pré pago para um pós pago e vice-versa. Além disso, contratando a nova operadora por telefone ou online, você recebe o chip em casa em alguns dias. A portabilidade é gratuita? A lei brasileira afirma que a taxa máxima que pode ser cobrada pela portabilidade é R$ 4,00. Porém, a Unifique realiza a portabilidade gratuitamente. Como funciona a portabilidade? O usuário contrata um novo plano e durante o atendimento, informa a nova operadora que deseja fazer a portabilidade no seu número. A migração do número ocorre de forma automática e você não precisa entrar em contato com sua operadora antiga para cancelar seu plano atual. De acordo com a Anatel, a portabilidade deve ocorrer em até 3 dias úteis e o prazo máximo para o usuário ficar sem sinal é de 24 horas, porém, na maioria das vezes, só duram 2 horas. Porém, algumas operadoras oferecem a opção de agendamento caso você não queira ficar sem sinal em algum dia específico. [caption id="attachment_4396" align="alignleft" width="300"] A portabilidade numérica pode ser realizar para telefones fixos e também celulares.[/caption] Quais documentos são necessários para fazer a portabilidade? Para migrar seu número para outra operadora, tenha em mãos seu CPF, RG e o número de celular que deseja migrar. Normalmente também é solicitado um comprovante de endereço. Independentemente da operadora, todas exigem que a mudança só possa ser realizada pelo titular da linha. Quanto tempo demora a portabilidade? O processo de portabilidade numérica dura até três dias úteis após o pedido do usuário e é possível acompanhar a solicitação através de um número de protocolo gerado pela operadora. Durante o período da troca de operadora é possível usar a sua linha normalmente. Porém, você pode ficar sem sinal durante o processo por aproximadamente 2 horas. Após finalizar a mudança, você tem até 2 dias úteis para desistir da troca de operadora sem custos. [caption id="attachment_4397" align="alignleft" width="300"] A portabilidade também pode ser feita para números corporativos sem qualquer ônus para a empresa.[/caption] Posso fazer portabilidade estando no período de fidelidade ou dívidas na antiga operadora? Sim. Você pode migrar de número estando no prazo de fidelidade, desde que você pague a multa por cancelamento antecipado do contrato. Ao pagar a multa, não há nenhum impedimento. Também é possível mudar de operadora tendo uma dívida no plano antigo, mas a nova operadora pode consultar sua situação de crédito no SPC e não aceitar a portabilidade. Vou perder os contatos quando fizer portabilidade? Sim, os contatos salvos no seu chip serão perdidos após migrar seu número. Para evitar isso, é só salvar todos os seus contatos no telefone ou em uma conta de e-mail como da Google (aparelhos Android) ou da Apple (iPhones).