Onde você está?
Ligar agora
Assine com um de nossos especialistas.

Clique no número de telefone para iniciar uma chamada :)

Clique no botão para copiar o número de telefone :)

Receber ligação
Informe o número e um especialista te liga.
Fale no WhatsApp
Tecle as dúvidas e nosso time responde.

Clique no número da unidade para abrir o aplicativo e iniciar uma conversa por mensagem :)

Clique no número da unidade para iniciar uma conversa no WhatsApp Web.

Encontrar loja
Visite a loja Unifique mais perto de você.

Clique no endereço para abrir o mapa e ver como chegar.

Diferenças entre wi-fi e dados móveis no seu smartphone.
21/08/2020 @ 09:29
Unifique · Diferenças entre wi-fi e dados móveis | Unifique

É muito difícil encontrar uma pessoa que não utilize um smartphone! E você já se perguntou o que seria dele sem uma boa internet? Com certeza você ficaria bastante limitado, talvez conseguiria utilizar a calculadora, programar o despertador, jogar os jogos de fábrica, enviar SMS e receber ligações. Mas, você não conseguiria executar diversas tarefas como: baixar aplicativos, assistir vídeos, conteúdos on-line, acessar as redes sociais ou até ver a previsão do tempo. Seria impossível utilizar internet banking, checar seus e-mails, utilizar o GPS e muito menos utilizar para trabalhar. Ou seja, o que realmente faz a diferença é o acesso à internet!

Diversos sites estão sendo desenvolvidos especialmente para utilização em celulares, isso porque, tem aumentado consideravelmente o número de usuários que acessam em dispositivos móveis. Com o dia a dia atarefado e bastante corrido, as pessoas buscam praticidade e rapidez! E com certeza, é muito mais fácil acessar conteúdos pelo celular, que já se encontra na palma da sua mão, do que ligar a TV ou o computador.

Já entendemos que os smartphones estão com tudo! E entendemos também, que é necessário estar conectado à internet para conseguir realizar a maioria das atividades. E qual das formas você costuma utilizar para ficar conectado em seu celular: wi-fi ou dados móveis? Você sabe qual a diferença e as vantagens dessas duas formas de acesso? Aproveite para descobrir, continue a leitura:

ENTENDENDO O FUNCIONAMENTO DO WI-FI

A sua internet pode ser entregue de várias formas. Mas, indiferente de qual for, com certeza existe um roteador na sua casa. A função dele, é fazer a distribuição do sinal da internet. Seja através do cabo de rede ou do tão amado wi-fi.

Para que um dispositivo receba o sinal de internet via cabo de rede, é necessário que uma de suas pontas esteja conectada ao roteador, e a outra esteja no dispositivo em que receberá o sinal. E quanto ao wi-fi, não há necessidade alguma de cabos. Isso acontece porque o próprio roteador recebe o sinal, decodifica e emite ondas de rádio, que são distribuídas através das antenas.

Utilizar o cabo de rede acaba sendo um pouco desconfortável. Principalmente porque é necessário levar para todo lado, sem falar nos terríveis embolados de fios ou ainda os cabos esticados pela casa. Por isso, wi-fi acaba sendo o preferido pela maioria das pessoas. Mas, é necessária certa atenção: para conseguir conectar o dispositivo, você deve estar dentro de um raio em que o sinal seja captado, e é claro, deve possuir a senha.

Outro detalhe muito importante que você precisa lembrar: existem duas frequências de transmissão de sinal, 2.4 GHz (Gigahertz) e 5.0. GHz. Para saber mais sobre as frequências de sinal confira o vídeo:


E agora nos diga: você sabe qual a velocidade da sua internet? Ela é medida em Megabits por segundo. (Não confunda megabits com megabytes). Normalmente nós abreviamos, chamamos de “mega”, e esta é a unidade de medida da velocidade da internet: 100 mega ou 100 megabits por segundo ou 100 Mbps.

A internet tem a velocidade de download e de upload! Download é velocidade para baixar ou receber conteúdos, enquanto upload é a velocidade para enviar arquivos para a rede. Normalmente a taxa de download é maior do que de upload, isso acontece porque você consome e recebe muito mais conteúdo do que envia para a internet.

DIFERENÇA ENTRE WI-FI E DADOS MÓVEIS

Como já citado anteriormente, o wi-fi tem seu sinal dissipado através de um roteador. Ou seja, ao contratar o serviço de internet banda larga, você terá internet ilimitada com a velocidade conforme a taxa contratada. Já os dados móveis se comportam de uma forma um pouco diferente:


As antenas construídas pelas operadoras, captam as ondas e em seguida dissipam o sinal de telefonia. Por isso que, para ter acesso à internet no seu celular, você deve estar no raio da captação do sinal da operadora. E claro, precisa contratar um plano! Existem diversos pacotes de dados e você pode escolher o que se encaixa com suas necessidades.

Basicamente o pacote de dados é contratado por franquia. Imagine que com a banda larga você contrata a velocidade de navegação sem limite de tempo. E ao contratar os dados móveis você contrata “quantidade”, mas sem determinar a velocidade de navegação.

Em alguns casos, acaba se tornando mais barato utilizar o wi-fi, principalmente quando a tarefa exige conexão constante: para trabalhar durante horas, assistir streaming ou jogar on-line. Enquanto funções mais simples e principalmente quando você está fora de casa, podem ser tranquilamente realizadas com a conexão móvel.

Agora que você já entendeu tudo sobre a diferença entre wi-fi e banco de dados móveis no seu smartphone, aproveite para conferir nossos planos de internet. E não deixe de conhecer o Fique Móvel.

COMPARTILHAR
Continue lendo sobre tecnologia.