Educação a distância: adaptação e realidade em tempos de pandemia.
27/11/2020 @ 13:59

Garantimos que tem muitas mamães e papais que descobriram alguns dotes novos, como professor ou educador, sem mesmo ter a faculdade de pedagogia. Nós precisamos nos adaptar! Diversas atividades necessitaram de mudanças. O trabalho teve que ir para dentro de casa, o rolê teve que ser transferido para espaços abertos e com pouca concentração de pessoas. Os eventos foram adiados e com os estudos não foi diferente, eles foram para o modelo a distância.
É claro que nada é fácil, mas quando não se deve ir para as ruas, é necessário encontrar uma segunda opção.

INSTITUIÇÕES DE ENSINO

As escolas e universidades precisaram criar um formato para que as aulas continuassem de alguma forma.
Imagine que todos os cursos tiveram que partir para as aulas a distância. Cursos com disciplinas teóricas, foram mais fáceis para migrar. Enquanto cursos práticos apresentaram muito mais dificuldade. Já pensou em como cursar medicina veterinária a distância? Ou odontologia?
E para os pequeninos? Aquela galerinha que está no ensino fundamental, os adolescentes entrando no ensino médio também tiveram que se adaptar com os estudos on-line. Além das instituições particulares de ensino de linguagem, música, gastronomia e outras modalidades.

EXPECTATIVA X REALIDADE

Na teoria as aulas on-line são extremamente fáceis e possíveis de acontecer. Basta o professor e o aluno portarem um dispositivo conectados à internet. Dessa forma o professor consegue enviar todos os conteúdos e o aluno consegue acompanhar. O que precisamos avaliar: está sendo proveitoso? Os conteúdos e assuntos abordados estão trazendo aprendizado? Estão ampliando nossos conhecimentos?
Para isso a internet precisa acompanhar esta demanda. Com isso foram necessárias as altas velocidades, e os novos planos da Unifique estão atendendo muito bem. Normalmente, para assistir vídeos, consultar materiais, responder questionários on-line e realizar diversas tarefas ao mesmo tempo, é necessário alta velocidade e estabilidade na conexão.
Mesmo com tanta tecnologia disponível, o desafio volta a ser a dedicação, estudo e esforço de cada usuário. Pois o professor se encontra em outro ambiente e nem sempre estará completamente à disposição para auxiliar com os trabalhos.
Para as crianças menores, existe a possibilidade de fazer atividades e brincadeiras, enquanto as maiores acabam necessitando da ajuda dos pais para conseguir aprender. Alunos de ensino médio que estão prestes a fazer o vestibular, também sentem necessidade de voltar para as escolas.
Sabemos que tudo isso ainda é um assunto bastante polêmico e você já parou para pensar: a volta para as escolas é mais importante do que o isolamento social? Será que este é o momento de retornar, ou precisamos intensificar as medidas de isolamento?

COMPARTILHAR
Continue lendo sobre blog.
Onde você está?
Fale no WhatsApp
Insira seus dados e inicie a conversa
Ligar agora
Assine com um de nossos especialistas.

Clique no número de telefone para iniciar uma chamada :)

Clique no botão para copiar o número de telefone :)

Receber ligação
Informe o número e um especialista te liga.
Encontrar loja
Visite a loja Unifique mais perto de você.

Clique no endereço para abrir o mapa e ver como chegar.