A integração contábil é uma forma inovadora de gerir as relações entre empresas e contadores, visando maior agilidade nos processos, conectando o contador ao sistema de automação comercial (ERP) de um negócio.
Imagine não ter que lidar com pilhas de papeis e um monte de dados soltos em todo fechamento de mês. Se você é contador, sabe do que estou falando.
Foi pensando nisso que diversas empresas de tecnologia se dedicaram a criar uma solução para o acúmulo de documentos e dados contábeis.
Essa solução foi pensada para facilitar o dia a dia das contabilidades, reduzindo o tempo gasto em questões burocráticas e otimizando a relação com seus clientes.
Essa forma de gestão contábil informatizada é uma novidade no mercado e tanto contadores quanto empresários ainda possuem diversas dúvidas sobre o assunto. Pensando nisso criamos este post completo para você entender tudo sobre os benefícios da integração contábil. Confira:
A ferramenta de integração contábil é uma tecnologia inovadora que obtém os dados de determinados sistemas de automação comercial (conhecidos como ERP) de maneira automática. Em vez de enviar seus documentos e dados de maneira manual, o contador obtém essas informações através de um programa de gestão em nuvem, integrado diretamente ao coração operacional da empresa contratante, o ERP online.
Ficam para trás os processos manuais ineficientes e demorados e entra em cena o monitoramento automatizado e conectado. Isso otimiza a forma como os contadores e empresas se comunicam sobre as rotinas contábeis.
> Você também pode querer ler: Internet empresarial: Como a conectividade de alta velocidade impulsiona o sucesso do seu negócio
Um bom sistema de integração contábil deve seguir 3 passos claros:
O primeiro passo é estabelecer uma conexão eficiente entre os dados da empresa e a central contábil. É preciso criar uma ponte tecnológica, segura e confiável, entre os dados contábeis da empresa e o contador. Quem faz essa ponte é justamente o sistema de integração contábil.
Neste padrão de operações os dados são transmitidos de forma rápida e protegida, garantindo agilidade e total segurança tanto para contadores quanto para empresas. Para operar de modo mais eficiente a integração contábil deverá estar incorporada ao sistema operacional dos contadores.
Neste quesito o GestãoClick sai na frente, sendo integrado aos principais sistemas de gestão contábil: Alterdata, Calima, Fortes, Nasajon, Prosoft e Questor.
A integração ocorre ainda com o ERP da empresa cliente. Feita essa conexão os relatórios de dados são devidamente convertidos e enviados diretamente para o contador.
Leia mais > Entenda mais sobre as altas velocidades de internet
No momento de fechar as contas, calcular impostos, taxas, pró-labores, lucro presumido, lucro real e outras tantas questões contábeis, a integração contábil simplifica e padroniza os processos. Esqueça os relatórios incompletos, dados incorretos ou demora no envio de documentações importantes.
A parte contábil da empresa integralizada se torna algo objetivo, direto e confiável. A integração contábil permite que o contador acesses relatórios e dados com segurança e agilidade.
Os dados são padronizados com precisão, oferecendo ao empresário mais tranquilidade e ao contador menos chances de erros e atrasos. Assim a movimentação financeira da empresa atinge um alto nível de excelência, evitando os erros comuns na digitação manual.
Dentro do ambiente do sistema de integração contábil há um painel de controle onde o contador acompanha de perto o andamento de cada empresa cadastrada. Ele funciona como um workflow, ou ambiente de fluxo de trabalho, onde cada contador pode cadastrar seu login e gerir as informações enviadas.
Neste painel é possível acompanhar as rotinas financeiras de cada empresa cliente, acessar documentos, dados, relatórios, gráficos e estabelecer lembretes e alertas para as tarefas a serem executadas.
Tarefas como pagamentos, vencimentos de impostos e recolhimentos, envio de documentos contábeis e demais ações são supervisionadas para garantir que as empresas não atrasem com suas contas, evitando multas e dores de cabeça.
Leia mais > Dicas para melhorar o sinal do seu Wi-Fi
A integração contábil veio para facilitar a vida de contadores e empresas, criando uma conexão entre o setor financeiro de um negócio com a central trabalhos de um contador. As principais vantagens deste modelo de gestão são:
Gerir diversas rotinas contábeis consome muito tempo. Isso pode se refletir em atrasos para fechamentos de contas, gastos com mão de obra e, claro, há sempre o risco de erros de digitação e interpretação dos dados.
Ao organizar as informações contábeis num só lugar, o contador não apenas ganha mais tempo, mas otimiza suas operações, alcançando excelência em sua prestação de serviços.
Ao automatizar a rotina contábil a integração contábil reforça a confiança das empresas em seus contadores. Todos saem ganhando. O empresário recebe um serviço mais qualificado e o contador maximiza o seu trabalho sem perder a qualidade.
No fundo nenhum empresário gosta de perder tempo cuidando das rotinas contábeis de seu negócio.
Nem sempre é fácil para o empresário, ou setor responsável, gerir todos os relatórios contábeis mês a mês. Muitas empresas acabam tendo que investir em mais mão de obra para enviar corretamente todos os dados exigidos pelos contadores.
Neste ponto a integração contábil facilita a vida das empresas com um sistema automatizado de envio de relatórios, economizando tempo e dinheiro, possibilitando ao empresário uma gestão mais enxuta e dinâmica.
Todo contador sabe a dor de cabeça que é um relatório errado. No mundo dos contadores a exatidão é uma virtude sagrada. Apenas um número fora do lugar pode representar intermináveis horas para corrigir um erro aparentemente simples.
Com a integração contábil há mais precisão no envio e análise dos dados financeiros de uma empresa. Como o sistema funciona integrado ao ERP da empresa cliente, o contador recebe fielmente os relatórios contábeis, sem margens para erros de digitação ou troca de dados.
Quando chega o final do mês o contador tem que lidar com uma enxurrada de clientes enviando seus relatórios através de diversos meios de contato: telefone, fax, e-mail e tantos outros. Por conta disso perde-se muito tempo verificando cada um desses canais para formatar todas as informações de maneira clara e concisa.
Com a integração contábil todas as informações são enviadas para um único canal, o painel de controle do contador. Isso otimiza também as chamadas e eventuais alertas aos clientes. Caso o cliente tenha documentos a serem enviados para a Receita Federal, por exemplo, é possível alerta-lo de maneira eficiente e centralizada.
Quando pensamos em contabilidade imaginamos uma mesa com pilhas de papeis, calculadoras e muitos números soltos. Com a integração contábil o ambiente de trabalho do contador se torna mais intuitivo e funcional.
Em vez de pilhas de documentos, planilhas de fácil leitura, relatórios detalhados e maior organização.
Na área de trabalho ficam dispostas as empresas que possuem integração contábil com seus sistemas ERP, exibindo informações como planos de contas, receitas, despesas, documentos arquivados e tarefas pendentes. É possível ainda gerenciar toda a parte fiscal, enquadramentos tributários e demais questões num só clique.
No caso da integração contábil da GestãoClick o acesso à ferramenta do contador é gratuito. Para isso é necessário que as empresas clientes do contador sejam usuárias do sistema de gestão online da GestãoClick.
A GestãoClick possui ainda um programa de indicação com bônus de 30% dos valores das mensalidades de seus usuários. Assim o contador tem nas mãos uma ferramenta gratuita e que ainda rende lucros mensais.