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Os desafios do Home Office na realidade de uma Telecom.
04/08/2020 @ 18:48
Unifique · Desafios Do Home Office | Telecom | Unifique

A prática do home office está entre as diversas mudanças que a quarentena impôs à maioria das pessoas que se deslocava diariamente até o local de trabalho. Em tempos de Coronavírus (COVID 19), muitas estratégias foram montadas e ações repensadas, visando a segurança do colaborador.

Nós da Unifique, diante de um plano de contingência e uma mobilização geral, mantemos, presencialmente em nossos escritórios, não mais do que 30% da capacidade da estrutura física. Atualmente com um time de 880 colaboradores diretos espalhados em 126 unidades de negócio no estado de Santa Catarina, continuamos a vencer os desafios diariamente.

Considerado um dos serviços essenciais, a telecomunicação não pôde parar enquanto houve a implantação da modalidade de home office, até então inédita para a nossa empresa. Os eventos oficiais da Unifique, como palestras e reuniões foram reinventados e, com centenas de momentos compartilhadas virtualmente, sabemos que estamos no caminho certo.

Com o intuito de promover informação, compartilharemos um pouco do processo que está acontecendo diante de um cenário desafiador. Comemorando vitórias, continuamos unidos, mesmo com a distância. Nesta nova experiência nos transformamos, recebemos oportunidades e ganhamos novos aprendizados. Continue a leitura!

Desafios

De forma gradual, os desafios surgiam conforme a implantação e permanência do novo sistema de trabalho. Inicialmente, os primeiros desafios surgiram ao direcionar a infraestrutura de todos os colaboradores para a residência de cada um sem prejudicar atendimento aos clientes e atuação.

De acordo com Cátia C. Calliari, Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Unifique, o grande desafio foi reproduzir, de forma digital, aquele carinho que conseguimos ter com as pessoas quando estamos próximos fisicamente. “O bom dia no elevador, o momento do café, aquele bolo e abraço apertado nos aniversários, a liberdade de almoçar juntos em uma sexta-feira. Toda essa integração entre as pessoas compõe o clima organizacional de uma empresa e o maior desafio é manter essa integração, mesmo longe” afirma.

Em tempos anteriores a pandemia, a cultura presencial das equipes sempre fez parte da Unifique. A tratativa de assuntos, busca de informações e socialização, são exemplos das rotinas que eram executadas presencialmente. Fruto da preocupação com o COVID-19, o home office virou uma realidade, mudando radicalmente a rotina dos colaboradores.

“No novo ambiente, cada um isolado em sua casa, percebemos que, depois das primeiras semanas nesse formato, começaram a aparecer sinais de que as pessoas estavam sentindo falta da interação com os colegas de trabalho que a Unifique proporcionava. Não havia contato físico, não aconteciam mais as celebrações e eventos em equipe e isso se tornou um desafio para a área de gestão de pessoas.” Comenta Samuel Thurow, Assistente de Comunicação Interna da Unifique.

Dúvidas de como manter o sentimento de equipe com o distanciamento social, foram levantadas. “Todo o planejamento de ações e projetos do DHO precisou passar por alterações e adaptações para comportar o novo formato. Nesse ponto estamos contando muito com nosso time de líderes, os aniversários são comemorados virtualmente, palestras, SIPAT, show de talentos e treinamentos também. Tudo migrou para o digital”, diz Cátia.

Comprometimento com as Pessoas

Os times que ajudam a mover a nossa corporação são os mais variados, com base em suas ocupações, algumas equipes não puderam entrar na modalidade de home office, como por exemplo, área operacional e atendimento em loja. Entretanto, desde o início da pandemia, implantamos um rigoroso protocolo de higiene e prevenção para nossas equipes que atuam de maneira presencial.

De acordo com Cátia C. Calliari, algumas ações podem auxiliar nesse período. “Incentivamos nossos líderes a montarem uma escala e dar a oportunidade para que todos, que não fazem parte dos grupos de risco, convivem com pessoas de grupo de risco ou tenham algum outro impedimento, tenham a oportunidade de trabalhar presencialmente em algum momento, sempre respeitando nosso protocolo de higiene e prevenção. Acreditamos que voltar a ter pequenas vivências da antiga rotina, com cautela, contribui muito para a saúde mental dos times”, afirma.

Além da preocupação com todas as necessidades de estrutura tecnológica para atuar em home office e, sabendo da sensibilidade psicológica trazida pela pandemia, nossa relação com cada colaborador tem ainda mais atenção. “Disponibilizamos um canal para acolhimento psicológico, tratado individualmente pela psicóloga do DHO. Esse programa abre espaço para que o colaborador possa conversar com alguém da empresa, demonstrar suas inseguranças e desabafar suas angústias” complementa Samuel.

Sem reduções de quadro

Segundo o portal UOL, O Brasil perdeu 1.198.363 de postos de trabalho com carteira assinada no primeiro semestre do ano, um valor nunca registrado no período. A Unifique, orgulhosamente, andou na contramão das empresas que optaram por diminuir o quadro de colaboradores.

“Em março e abril admitimos somente profissionais para algumas vagas que tinham certa urgência, pois ainda estávamos reconhecendo o impacto que a pandemia teria em nosso negócio. Normalizamos as admissões com força total a partir de maio e estamos admitindo em torno de 50 pessoas por mês.” Complementa a Gerente do DHO da Unifique.

Caso esteja procurando uma nova oportunidade ou recolocação no mercado de trabalho fique atento! Atualmente temos 65 oportunidades em aberto e todas as vagas disponíveis são atualizadas frequentemente em nosso site. Além disso, todas as vagas estão disponíveis também para Pessoas com Deficiência (PCD). Você pode conferi-las aqui.

Resultado

A modalidade Home Office já vinha sendo estudada pela Unifique antes da pandemia. Os estudos estavam em fase inicial, com levantamento de informações e planejamento. “A pandemia deu um impulso e nos forçou a colocar esse planejamento em prática em cerca de 10 dias, levando os colaboradores a atuar diretamente de suas casas com a mesma infraestrutura que era usada presencialmente na empresa”, diz Samuel.

Questionado se o modelo de Home Office seria estabelecido para as equipes pós pandemia, comenta “O Home Office depende muito da adaptação individual de cada colaborador e da contribuição dele para o trabalho em equipe. Temos colaboradores que relataram adorar trabalhar em casa e temos também colaboradores que preferem atuar presencialmente.”

“O número de colaboradores cresce expressivamente e isso faz com que a modalidade home office seja uma grande possibilidade para alguns setores, como o Suporte Técnico, por exemplo, que já conta com mais de 100 colaboradores no time.” Acrescenta. “Por outro lado, há alguns setores, como Ativação, Almoxarifado e Fibra, por exemplo, que não existem atividades que podem ser desempenhadas em home office, por enquanto.” Finaliza Samuel.

As ações, trabalhos e união fizeram os desafios serem superados diariamente e, recentemente, fomos novamente certificados como um excelente lugar para se trabalhar, segundo a entidade internacional Great Place To Work (GPTW). Todas as nossas ações levantam a bandeira da nossa missão, que mesmo em casa, continuaremos a facilitar a vida das pessoas! E claro, isso inclui cada um de nossos colaboradores. Afinal, juntos vamos ainda mais longe.

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