Data de publicação: 27/11/2024 17:03
Pesquisa revela setores com mais contratações na área tech
Compartilhar
Uma pesquisa divulgada no fim de novembro, pela BEON.tech, empresa argentina que conecta desenvolvedores latino-americanos com companhias dos Estados Unidos, revelou os setores com maior demanda por profissionais no mercado de tecnologia na América Latina. Além da crescente busca por especialistas em inteligência artificial (IA), as áreas de segurança cibernética, machine learning, nuvem híbrida, infraestrutura de TI, fintechs e e-commerce também estão entre as que mais oferecem oportunidades de emprego.
O levantamento aponta que o setor de segurança cibernética é atualmente o maior gerador de receita na região, refletindo a crescente necessidade de proteger dados e sistemas em um cenário de ameaças digitais cada vez mais sofisticadas. Por outro lado, as áreas de inteligência artificial e machine learning despontam como as de maior potencial de crescimento para o próximo ano, impulsionadas pela adoção de tecnologias disruptivas em diversas indústrias.
> Leia mais: Wi-Fi 7: o que é e tudo que você precisa saber sobre a nova tecnologia
Já no campo de infraestrutura de TI, a pesquisa destaca a alta demanda por serviços de gestão de aplicativos e infraestrutura, com foco em melhorar a eficiência operacional das empresas.
Principais tendências tecnológicas apontadas pela pesquisa:
- Ciência de Dados: A explosão do big data está impulsionando a demanda por profissionais especializados em IA, machine learning e inteligência de negócios.
- Desenvolvimento em Python: A linguagem se destaca pela versatilidade, sendo amplamente utilizada em áreas como web, ciência de dados, IA, Internet das Coisas (IoT) e por suas bibliotecas populares, como TensorFlow e PyTorch.
- Criptomoedas e Blockchain: Com o mercado em expansão, cresce a procura por especialistas que também possuam expertise em regulamentação e compliance.
- Cibersegurança: Aumento significativo na demanda por profissionais capazes de enfrentar ameaças cibernéticas complexas, garantir conformidade regulatória e reforçar a segurança no trabalho remoto.