Data de publicação: 19/01/2024 16:05
Cômodos sem internet? Descubra como o Ponto Extra de Wi-Fi pode acabar com este problema
Compartilhar
A vida moderna proporciona uma crescente oferta de tecnologia para facilitar a rotina diária. Com isso, adquirimos cada vez mais dispositivos conectados à internet, como smartphones, notebooks, Smart TVs, videogames e outros eletrodomésticos. Para garantir o bom funcionamento de todos esses aparelhos, torna-se fundamental contar com uma conexão de internet de qualidade em todos os cômodos da casa.
O artigo a seguir tem como objetivo descomplicar o funcionamento da tecnologia Wi-Fi Mesh, destacando seus benefícios e enfatizando como ela garante uma conexão mais robusta e segura em ambientes diversos.
O que é Wi-Fi Mesh?
O Wi-Fi Mesh é uma tecnologia que permite criar um sistema Wi-Fi formado por dois ou mais dispositivos, também chamados de roteadores, que se comunicam entre si para formar uma rede única.
Ela é uma tecnologia de ponta, que garante alta qualidade de conexão. Já é utilizada há muitos anos em ambientes específicos, como bases militares e grandes corporações, especialmente em países da Ásia e da Europa, além dos Estados Unidos. Agora, é acessível também para residências e pequenas empresas.
O próprio nome ajuda a compreender como esse sistema funciona: em inglês, “mesh” significa malha. É como se cada módulo fosse um nó, ou ponto de contato. Quando conectados uns aos outros, formam uma malha que cobre todo o ambiente, distribuindo o sinal de Wi-Fi.
O uso do Wi-Fi Mesh é recomendado para distribuir a internet sem redução de velocidade em ambientes que contam com diversos obstáculos, como paredes e móveis em casas e escritórios.
Wi-fi Mesh: Como funciona e quais são suas vantagens?
Para estabelecer uma conexão via Wi-Fi Mesh, é necessário configurar a primeira unidade do conjunto (ou módulo), que receberá o sinal da internet e atuará como um roteador.
Esse módulo se encarregará de distribuir a rede para outras unidades semelhantes, de forma automática e sem perda de dados ou de velocidade.
Ao utilizar o Wi-Fi Mesh a rede continua sendo uma só e apenas um ou alguns terminais recebem a entrada da internet, e não todos.
Você só precisa configurar a rede uma vez, e se conectar em seus dispositivos em apenas uma rede. Se você mudar de lugar na casa, o sistema irá identificar o terminal Mesh mais próximo, que está configurado com o mesmo nome de rede e senha que todos os outros.
A natureza modular da rede Mesh também permite que você amplie a cobertura Wi-Fi em um ambiente sem muito esforço: basta adquirir mais unidades e integrá-las ao sistema.
Confira as vantagens de ter o Ponto Extra de Wi-Fi na sua Casa:
1- Cobertura Completa: O Wi-Fi Mesh fornece uma cobertura total em toda a casa, eliminando áreas sem sinal e garantindo uma conectividade consistente em todos os cômodos.
2- Estabilidade da Conexão: Com roteadores Mesh interconectados, a transição suave entre dispositivos garante uma conexão estável, sem interrupções de sinal e interrupções na navegação.
3- Velocidade Aprimorada: Uma malha de roteadores Mesh distribui o carregamento de dados de maneira eficiente, otimizando a velocidade da conexão e proporcionando um desempenho superior para atividades online, como streaming e jogos.
4- Segurança Reforçada: Além de melhorar a conectividade, o Wi-Fi Mesh oferece recursos de segurança avançados, como criptografia robusta, protegendo sua rede contra ameaças cibernéticas e garantindo a privacidade dos dispositivos conectados.
Qual a diferença do Roteador Mesh para o Repetidor de Wi-Fi?
Como vimos anteriormente, o roteador Mesh faz a cobertura das áreas onde a internet não chega, sem que o usuário precise mudar de rede. A cada ambiente que o usuário transitar, a conexão é feita automaticamente, sem que precise acessar manualmente a rede, além de distribuir o sinal de forma equilibrada para todos os ambientes da casa, apartamento ou escritório.
Já o repetidor de sinal Wi-Fi precisa captar os sinais wireless de outro ponto de acesso. Ou seja, o repetidor não funciona como um ponto de acesso independente, sem fio. A cada novo ponto de transmissão da internet Wi-Fi, o usuário precisa acessar manualmente a rede que deseja se conectar. Sem falar que alguns modelos de repetidores, ao plugar na tomada, podem fazer com que o sinal da internet perca qualidade. Então, é melhor se atentar na hora de escolher o modelo certo para você.
Qual vale a pena?
Se você precisa de uma solução simples e mais acessível para estender o alcance do seu Wi-Fi em uma área específica, um repetidor pode ser suficiente.
Mas se você busca uma solução mais robusta, especialmente para ambientes maiores ou com vários dispositivos conectados, um roteador Mesh é geralmente mais recomendado, devido ao seu desempenho consistente e gerenciamento inteligente.
Garanta mais tranquilidade, lazer, velocidade nos jogos, estudos e muito mais, ao escolher a tecnologia que transformará a experiência de conectividade em sua casa.
Por apenas R$ 29,90 mensais, adicione um Ponto Extra de Wi-fi em seu plano.
Quer saber como contratar o Wi-Fi Mesh Unifique? Fale com nossos consultores.