Talvez você já tenha pensado: Por que minha internet de 20 mega sempre funcionou muito bem, mas de um tempo para cá, o Netflix, Youtube, ou até uns vídeos em redes sociais acabam travando? Para tudo isso temos uma explicação!
Como tudo na era tecnológica, os filmes, vídeos, streaming e até as lives, tiveram seu aperfeiçoamento. Todos esses conteúdos tiveram aumento da qualidade de apresentação. Hoje quase todos os vídeos são captados em formato Full HD 1920 x 1080 pixels e até o ultra HD (4K) que é uma tecnologia que garante telas com resolução de 3840 x 2160 pixels, totalizando em 8.294.400 pixels no painel da TV. O Full HD por exemplo, tem um total de 2.073.600 pixels.
Quando se fala em tamanho de arquivos, 1 minuto de vídeo em resolução Full HD tem, em média, 130 MB. Já 1 minuto de vídeo em resolução ultra HD (4K) tem, em média, 375 MB. Portanto, um conteúdo na resolução 4K consome 3x mais sua banda de internet.
Outra questão, é o aumento de conteúdos nas redes durante o período de quarentena. Na Unifique mensuramos o aumento de 35% da capacidade de nossa rede logo no início da pandemia. Com a grande maioria das pessoas em casa gravando stories, vídeos no feed, Reels ou TikTok, consequentemente o consumo da banda tem aumentado.
Um estudo recente da consultoria Kantar indica que o Facebook, WhatsApp e Instagram tiveram crescimento de cerca de 40% neste período. Ninguém fala mais sobre detox digital, todo mundo está agora em imersão digital.
Para você ter uma ideia, em 2018 havia 5,1 bilhões de dispositivos móveis em todo o planeta, e para 2023 estima-se ter 5,7 bilhões. Quer dizer, um aumento de 12%. E se tratando de conexões móveis, o mundo passará de 8,8 bilhões para 13,1 bilhões, incremento de 49%.
VELOCIDADE E EQUIPAMENTO
Em outras matérias já comentamos sobre a distribuição da velocidade de internet contratada. Então rapidamente para relembrar: ela é dividida entre todos os dispositivos da sua casa. Ou seja, vamos supor que você tenha 20 mega de internet, e utilize a banda em 1 TV, 2 Celulares e 1 Notebook, basicamente toda essa velocidade será dividida entre os quatro dispositivos.
E ainda tem mais uma questão: o dispositivo que tiver maior capacidade de alcance de velocidade pode consumir maior quantidade da banda do que outro dispositivo que não é tão atual. São tantas as variáveis, e as vezes a gente nem imagina que tudo isso possa interferir!
Considerando a quantidade de dispositivos, o aumento de entretenimento e a melhora da qualidade dos conteúdos assistidos, ainda somados ao trabalho em home office, crianças estudando em casa, é indispensável pensar em aumentar a velocidade da banda contratada. Pensando nisso, a Unifique lançou planos de altas velocidades, que iniciam em 250, em seguida 500 e por último 1000 mega (1 Gbps). E com as altas velocidades surgem algumas curiosidades que vamos lhe explicar.
A entrega das altas velocidades acontece apenas através da tecnologia de Fibra Óptica. Por isso, é muito importante que seja identificada a viabilidade técnica para o endereço. Após a instalação acontecer é ideal que seja utilizado o roteador correto, pois muitos modelos não possuem a capacidade de entrega de altas bandas. Por isso, sempre indicamos aos novos clientes e até mesmo aos clientes antigos que façam a substituição do equipamento.
É importante adquirir roteadores que contemplem novas tecnologias como Wi-Fi 5 e 6. Além da capacidade do seu roteador, você terá que avaliar a capacidade do seu dispositivo. Smartphones, computadores, notebooks e tablets, precisam atender a tecnologia de Wi-Fi 5 ou 6, modelos mais modernos já conseguem atender a estas altas velocidades.
Além disso, é muito importante lembrar: a conexão de Wi-Fi e de cabo de rede interferem muito na entrega da velocidade. Enquanto o Wi-Fi pode diminuir a entrega, a conexão a cabo de rede direto no dispositivo entregará a velocidade que foi contratada, por exemplo de 1000 Mbps.
E aí, gostou das novidades? Se tiver alguma dúvida, ou sugestão, mande para a gente. Queremos facilitar ainda mais a sua vida!
Fontes:
Mobile Time
Tech Tudo
Medium