Estoque online: uma nova forma de controlar seu estoque.
11/02/2019 @ 06:14
O propósito desse artigo é falar sobre um tema essencial para empresas de ramos diversos, particularmente aquelas que movimentam grandes quantidades de mercadoria. Num mundo em que os mais diversos atores da cadeia de suprimentos, envolvendo indústrias, distribuidores, transportadoras e atacadistas, já compartilham informações por meio de sistemas online, é impensável que uma empresa controle seu estoque de forma manual. O avanço tecnológico permitiu a automação dos mais diversos processos dentro de uma empresa. Como consequência, as organizações encontraram formas de reduzir custos e otimizar a utilização dos recursos materiais e humanos. Quando falamos em gestão de estoque, quem pensa em sistemas locais, em que uma ou duas pessoas operem terminais ligados em rede, já está um pouco atrasado. Estamos falando de uma nova forma de controlar seu estoque. Quando falamos que diferentes empresas de uma mesma cadeia de suprimentos compartilham a mesma informação simultaneamente, estamos dizendo que é possível otimizar recursos, ganhar tempo e reduzir custos. Isso só é possível graças à tecnologia ERP hospedada na nuvem. Através dela, pessoas em diferentes lugares podem compartilhar as mesmas informações. Essa não é a tecnologia da informação do futuro. É a tecnologia do presente.

Armazenamento em nuvem e gestão de estoques

Quando o mundo conheceu a TI,  a consequência foi a mudança na forma de se administrar uma empresa. O primeiro benefício foi a redução dos custos administrativos, o segundo foi o melhor controle gerencial e uma visão ampliada do negócio a beneficiar os gestores. O armazenamento em nuvem foi o passo adiante, pois permite aproximar pessoas envolvidas em uma mesma atividade profissional. Indo diretamente ao controle de estoque, para ilustramos bem o tema, isso significa dizer que um vendedor ode fechar uma venda na rua e imediatamente lançá-la no sistema. Ao fazer esse lançamento, o sistema baixará automaticamente esse produto no estoque. Isso permite que todas as pessoas envolvidas na operação diária da empresa tenham essa informação atualizada. O responsável por controlar o estoque saberá se é necessário fazer reposição appenas conferindo o relatório na tela. Essa é, provavelmente, a mais importante das funcionalidades que um ERP online entrega à rotina de uma empresa no que diz respeito ao controle de estoque. A integração não se dá somente entre esse e o setor de vendas. Quando o responsável pelo abastecimento faz a reposiçaõ, é feito o registro de transação, que, automaticamente, modifica os relatórios financeiros, alterando o fluxo de caixa e o contas a pagar.

Controle de estoque por meio do GestãoClick

O GestãoClick, um dos principais sistemas de gestão empresarial do mercado, reconhece a importânca da gestão do estoque para uma empresa Quem pensa que um software de controle de estoque se restringe a controlar as entradas e saídas de mercadoria deve visitar o site e conhecer as funcionalidades que o sistema proporciona. O GestãoClick é capaz de converter no cadastro medidas de uma nova mercadoria. Por exemplo: na entrada, é uma caixa com 15 unidades. Na saída, na forma como é visualizado pelo setor de venda, são as 15 unidades avulsas, que é a forma como serão vendidas ao consumidor. O sistema permite a importação dos XML's enviados pelos fornecedores, além de entregar um módulo de cotações online, onde é possível obter as ofertas de diversos parceiros simultaneamente, aumentando o poder de barganha da empresa e economizando o tempo do encarregado de compra. Além disso, o sistema permite a geração de etiquetas, que ajudam a identificar os produtos. As etiquetas com código de barras possibilitam a inclusão de uma série de informações, como a descrição, o lote e a validade do produto, que são informações importante para toda a cadeia de valor, inclusive para o consumidor final.

Gestão estratégica do estoque

O GestãoClick é um sistema completo de controle de estoque do ponto de vista operacional, mas é preciso levar em conta o valor estratégico da gestão do estoque para a empresa. Em qualquer atividade econômica que envolva a circulação de suprimentos e mercadorias, o controle de fluxo de suprimentos e mercadorias no estoque é essencial para a saúde do fluxo de caixa e para a retenção de clientes, sem contar com o mais importante, que é a perenidade das receitas. Explicando melhor, uma mercadoria retida por muito tempo em estoque prejudica o clico financeiro da operação. Isso quer dizer, normalmente, que a empresa terá que pagar ao fornecedor sem ter recebido pela venda. É essencial para a saúde e competitividade do negócio que o giro da mercadoria seja rápido, de modo a não comprometer o capital de giro. O excesso de mercadorias no estoque por período prolongado pode significar problemas com o fluxo de caixa até mesmo de tomada de empréstimos ou penosas renegociações com fornecedores. Por outro lado, a falta de um produto com alta procura no estoque pode abalar o relacionamento com clientes e fazer com que esses deem oportunidades aos concorrentes. Perde-se, nesse caso, receita com a venda imediata e com as vendas futuras. Em virtude disso, cruzar relatórios de estoque com relatórios de vendas ajudará os gestores a determinarem uma quantidade ideal de cada suprimento ou mercadoria a ser mantida no estoque. O que se espera com isso é seja garantido o giro ideial de mercadorias, que não empate os recursos da empresa e, ao mesmo tempo, não dê margem a problemas de desbastecimento, que podem levar à perda de receitas e de clientes.

Uma nova forma de controlar o seu estoque

Controlar seu estoque por meio de um software online é, como parece comprovado, com base no que foi apresentado, uma decisão e uma solução estratégica, que melhorará seus controles, reduzirá os custos, aumentará s receitas, otimizará  a utilização dos recursos e trará ganhos na gestão do fluxo de caixa. Trata-se, enfim, de ganhar competitividade e integrar os diversos setores da empresa, mesmo à distância, gerando, assim, uma organização mais fluida e inteligente.  
COMPARTILHAR
Continue lendo sobre empresas.
Onde você está?
Ligar agora
Assine com um de nossos especialistas.

Clique no número de telefone para iniciar uma chamada :)

Clique no botão para copiar o número de telefone :)

Receber ligação
Informe o número e um especialista te liga.
Fale no WhatsApp
Tecle as dúvidas e nosso time responde.

Clique no número da unidade para abrir o aplicativo e iniciar uma conversa por mensagem :)

Clique no número da unidade para iniciar uma conversa no WhatsApp Web.

Encontrar loja
Visite a loja Unifique mais perto de você.

Clique no endereço para abrir o mapa e ver como chegar.