Novembro é o mês de Combate ao Câncer de Próstata e novamente a Unifique está participando da campanha, através da sua Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
Pra muitos este é um problema que pode parecer distante, mas a prevenção começa desde cedo. Quanto mais informações, mais chances você tem de evitar este tipo de câncer e se cuidar.
Mas e aí, você sabe como surgiu a ligação entre Novembro Azul, Câncer de Próstata e os belos bigodes?
[caption id="attachment_4574" align="alignleft" width="300"]
Travis e Luke, fundadores do movimento Movember.[/caption]
A Origem do Movimento
O movimento pioneiro e mais famoso do mundo é o Movember. Ele surgiu em 2003, quando dois amigos australianos, Travis Garone e Luke Slattery, tomavam uma cerveja num bar em Melbourne e brincavam sobre trazer a moda do bigode de volta, já que ninguém mais usava.
Inspirados pela mãe de um amigo que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, resolveram fazer o mesmo para o câncer de próstata. A regra: deixar crescer um bigode e cobrar 10 dólares de cada bigodudo. Naquele ano 30 amigos se reuniram nessa causa.
O Bigode e a Pergunta
Logo eles perceberam que quando estavam de bigode, muita gente puxava assunto sobre isso. Queriam saber o motivo do bigode. A história então se espalhou e evoluiu bastante, e já no ano seguinte, eles fundaram a fundação Movember.
Todo o dinheiro arrecadado pelos bigodões é destinado ao combate ao câncer de próstata. Uma plataforma online foi criada para que as pessoas postassem fotos da evolução de seus bigodes ao longo do mês de novembro.
[caption id="attachment_4575" align="alignleft" width="300"]
Campanha Interna da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Unifique.[/caption]
Hoje o Movember está presente na Australia, Áustria, Bélgica, Canadá, República Tcheca, Dinamarca, França, Hong Kong, Alemanha, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Singapura, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos e já arrecadou quase 6 milhões de dólares para programas de saúde masculina, saúde mental, prevenção de suicídio, câncer de próstata e de testículo.
Depois do Movember, outros movimentos parecidos surgiram no mundo.
No Brasil
Em 2008, o Instituto Lado a Lado pela Vida foi o pioneiro a abordar questões relacionadas ao câncer de próstata no Brasil através da campanha “Um Toque, Um Drible”. O objetivo era promover uma mudança de paradigmas em relação ao assunto e trazer mais informações sobre a doença.
Por todo o Brasil são promovidos eventos, palestras e ações lembrando a importância sobre a prevenção e cuidados. Aqui na Unifique não é diferente: apoiamos a causa e acreditamos muito que a prevenção é o melhor caminho.