Data de publicação: 13/12/2024 09:00

Golpes virtuais no fim do ano e como se proteger

Compartilhar

Com a chegada do fim do ano, as comemorações, ofertas e compras online se intensificam. Infelizmente, esse período também é marcado pelo aumento de golpes virtuais. Criminosos aproveitam a empolgação das festas e promoções para aplicar fraudes que podem causar prejuízos financeiros e roubo de dados pessoais. Neste artigo, vamos mostrar os golpes mais comuns e como você pode se proteger de cada um deles, aumentando a segurança.

Por que os golpes virtuais aumentam no fim do ano?

De acordo com dados do Relatório de Segurança Digital 2024, o volume de ataques virtuais cresce cerca de 30% nos últimos meses do ano. Isso acontece porque mais pessoas fazem compras online, por conta da Black Friday, Natal e Ano Novo, gerando mais incentivo de compras pela internet.

Outro ponto a ser levado em consideração são as promoções falsas atraem vítimas com ofertas imperdíveis, links duvidosos e falsas promessas que surgem nas redes sociais, SMS e e-mails.

Mais um agravante é a maior circulação de dinheiro, com o pagamento do 13º salário e os gastos extras, fatores que fazem com que mais pessoas estejam dispostas a gastar.

> Leia também: Como proteger eletrônicos durante tempestades? Veja dicas

Golpes virtuais mais comuns no fim do ano

Falsas promoções e sites falsos: criminosos criam sites e e-commerces falsos que imitam lojas famosas para atrair consumidores ou oferecem produtos com preços muito abaixo do mercado para enganar as vítimas.

  • Golpes de phishing: utiliza e-mails, mensagens em redes sociais ou SMS para enganar as pessoas a clicarem em links maliciosos. Normalmente, esses links direcionam para páginas falsas que roubam informações pessoais e bancárias.
  • Falsos sorteios e brindes: durante o fim do ano, é comum ver promoções falsas oferecendo prêmios, como celulares, viagens ou descontos exclusivos.
  • Golpe do pix e boleto falso: golpistas enviam boletos falsos por e-mail ou aplicativos de mensagens, fingindo ser cobranças legítimas de empresas. Outro golpe comum é solicitar transferências via pix com mensagens falsas de urgência.

> Leia mais: Unifique é segura? Conheça as vantagens de contratar os serviços

Como se proteger dos golpes virtuais

Adotar medidas simples de segurança pode fazer toda a diferença para evitar cair em fraudes digitais. Veja algumas dicas:

  • Mantenha seu dispositivo seguro
  • Utilize autenticação em duas etapas
  • Evite redes wi-fi públicas
  • Desconfie de ofertas muito atraentes
  • Monitore suas transações bancárias

O fim do ano é um período de celebração, mas também exige atenção redobrada para evitar golpes virtuais. Seguir as dicas de segurança apresentadas neste artigo pode ajudar você a proteger seus dados e suas finanças durante as festas. Lembre-se: a prevenção é o melhor caminho para curtir as comemorações sem preocupações.

Como a internet chega na sua casa