Configurações de Cookies
Aprimoramos sua experiência em nosso site por meio do uso de cookies. Para uma experiência completa, clique em "Aceitar Todos". Veja detalhes em Política de Cookies.
Data de publicação: 25/02/2025 09:00 | Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Compartilhar
Nada mais frustrante do que estar no meio de uma reunião online, assistindo a um filme ou jogando e, de repente, a internet cair. Seja no Wi-Fi ou na conexão móvel, quedas de conexão podem acontecer por vários motivos. A boa notícia é que, na maioria das vezes, o problema pode ser resolvido com algumas ações simples.
Neste artigo, você vai encontrar soluções para reconectar sua internet rapidamente e entender o que pode estar causando a instabilidade na conexão.
Antes de qualquer ação, é importante identificar se a falha está no seu equipamento ou na rede de internet. Para isso, veja se outros dispositivos também estão sem conexão. Se for um problema geral, a falha pode estar na operadora.
Reinicie o roteador. Desligue o equipamento da tomada, aguarde 30 segundos e religue. Isso pode corrigir falhas temporárias.
Cheque o status da operadora. Algumas empresas disponibilizam informações sobre quedas de serviço ou manutenções periódicas, através do site, aplicativo, ou via e-mail.
Se você usa Wi-Fi e a conexão está instável, tente conectar um cabo Ethernet diretamente ao roteador para testar a estabilidade da internet. Isso ajuda a identificar se o problema está na rede sem fio ou na conexão principal.
Muitos dispositivos conectados simultaneamente podem sobrecarregar a rede, principalmente se estiverem consumindo muita banda (como downloads pesados e streaming em alta resolução). Para melhorar o desempenho:
> Descubra como escolher a melhor internet para casa; Confira 5 dicas infalíveis
Se a internet está lenta ou instável no Wi-Fi, a localização do roteador pode ser o problema. Algumas dicas:
> Saiba mais: Cômodos sem internet? Descubra como o Ponto Extra de Wi-Fi pode acabar com este problema
Em alguns casos, o problema pode estar no software dos equipamentos. Para evitar falhas no computador, acesse o Gerenciador de Dispositivos e atualize os drivers da placa de rede.
Já no roteador, acesse o painel de configuração (geralmente pelo endereço 192.168.1.1) e verifique se há atualizações disponíveis no site do fabricante.
Se o problema for na internet móvel, uma solução rápida pode ser ativar e desativar o modo avião. Isso força a reconexão com a rede e pode corrigir falhas temporárias.
Se a conexão voltou, mas parece lenta, use uma ferramenta confiável para testar a velocidade da internet, como o Speedtest da Unifique. O teste pode ajudar a identificar se a operadora está entregando a velocidade contratada.
> Leia também: Planos de internet residencial e celular: conheça os combos que facilitam sua vida
Se nenhuma das dicas resolveu o problema, pode ser necessário entrar em contato com a operadora. Antes de ligar, tenha em mãos:
> Veja como falar com a Unifique no WhatsApp
Ter uma conexão estável é essencial para o dia a dia, e problemas de internet podem ser frustrantes. Felizmente, com essas dicas, você pode resolver a maioria das falhas rapidamente e evitar interrupções.
Conheça os planos da Unifique e tenha a melhor experiência em conectividade!
Aprimoramos sua experiência em nosso site por meio do uso de cookies. Para uma experiência completa, clique em "Aceitar Todos". Veja detalhes em Política de Cookies.
Selecione abaixo o estado e sua cidade para consultar
ofertas exclusivas